Economia

'Black Friday' da Petrobras coloca à venda maior campo terrestre do país com liquidação da Bacia SE/AL

TNH1 com agências | 27/10/20 - 12h28
Foto: Petrobras

A Petrobras anunciou que vai vender o maior campo de petróleo em terra do país: Carmópolis, com volume estimado de 1,7 bilhão de barris de petróleo em sua reserva, fica na Bacia Sergipe-Alagoas. 

O pacote de venda, que está sendo chamado pelos analistas de Black Friday da Petrobras, inclui Carmópolis e onze concessões de áreas na mesma Bacia. 

A estatal tem 100% de participação nessa área, que produziu 10 mil barris de óleo por dia e 73 mil metros cúbicos por dia de gás de janeiro a setembro deste ano.

3 mil poços - A área à venda soma quase três mil poços em operação, 17 estações de tratamento de óleo, uma estação de gás em Carmópolis, aproximadamente 350 quilômetros de gasodutos e oleodutos, além das bases administrativas de Carmópolis, Siririzinho e Riachuelo.

No pacote de venda da estatal faz parte ainda o Polo Atalaia, que contém o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), uma unidade de processamento de gás e oleodutos.

Polo de Alagoas - No último dia 15, a Petrobrás já havia comunicado ao mercado o início da fase vinculante para venda dos ativos do Polo de Alagoas, que incluem seis concessões terrestres e uma de águas rasas, duas estações de tratamento (Furado e Pilar), 230 Km de gasodutos e oleodutos, a base operacional de Pilar e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Alagoas, com capacidade de produzir 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia. 

Saída da Petrobras do Nordeste - Para os analistas do setor, o pacote “promocional” de venda dos ativos da Bacia Sergipe-Alagoas, a atual gestão acelera a saída da empresa do Nordeste. O resultado principal deverá ser um forte impacto na economia e nos postos de trabalho da região.

A área à venda soma quase três mil poços em operação, 17 estações de tratamento de óleo, uma estação de gás em Carmópolis, aproximadamente 350 quilômetros de gasodutos e oleodutos, além das bases administrativas de Carmópolis, Siririzinho e Riachuelo.

"A operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos", disse a estatal em nota.

Campo foi descoberto na década de 1960

Carmópolis: descoberta impulsionou atividade exploratória no país

Segundo especialistas, a descoberta de Carmópolis na década de 1960 - cuja produção era escoada por caminhões e trens até a Refinaria Landulpho Alves, na Bahia - impulsionou a atividade exploratória no Brasil. A área é tida como a principal responsável por ter permitido a descoberta do primeiro campo em mar no Brasil, localizado em águas rasas na Bacia de Sergipe (o campo de Guaricema).

E sua importância também se reflete no preço. Considerada a particularidade do mercado brasileiro e de recentes ofertas em terra, esse ativo pode alcançar valor US$ 1 bilhão, segundo fontes do setor. Mas o preço é considerado elevado se considerado com ativos fora do Brasil, de acordo com um executivo. A estatal negocia ainda a venda de outras áreas em terra.

Com informações de O Globo e Fup