Alagoas

Boleto do IPVA já está disponível na Internet; relembre datas para cota única e parcelamentos

Secom Alagoas | 10/01/22 - 15h46
Ascom Sefaz / Reprodução

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) disponibilizou, nesta segunda-feira (10), o boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 para os proprietários de veículos automotores e motocicletas no site do órgão em www.sefaz.al.gov.br.

Depois de acessar o site, o proprietário deve clicar na área “Espaço do Contribuinte”, escolhendo as opções “IPVA” e “Emissão de Boletos”, respectivamente. É preciso informar o Renavam e a placa do veículo. O pagamento do imposto pode ser feito em cota única ou em até seis parcelas mensais e sucessivas. O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100.  As certidões de não-incidência ou de isenção do IPVA, anteriormente emitidas, produzem efeitos para o exercício deste ano enquanto subsistirem as razões que as fundamentaram.

Cada final de placa possui uma data-limite para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 25 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 31 de março; placas de finais 5 e 6 até 29 de abril; placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 30 de junho. A tabela discriminativa de valor médio de mercado para veículos terrestres usados – base de cálculo - e prazos de pagamentos de IPVA para o exercício de 2022 podem ser vistos no Diário Oficial do Estado (DOE).