Brasil

Bolsonaro cumprimenta premiê do Reino Unido por triunfo em eleição

Folhapress | 13/12/19 - 21h00
Antônio Cruz / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou nesta sexta-feira (13) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pela ampla vitória dos conservadores nas eleições realizadas no dia anterior para o Parlamento no Reino Unido.

"Cumprimento os britânicos e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pela grande vitória de ontem [quinta (12)]. Brasil e Reino Unido compartilham o apreço à autodeterminação e à soberania", escreveu Bolsonaro em postagem no Twitter. "Estamos dispostos a trabalhar no fortalecimento de nossas relações e na construção de uma parceira cada vez mais sólida e benéfica para nossos povos", completou.

Às 5h30 (horário do Brasil), com a apuração concluída em 649 distritos, o Partido Conservador, do qual Boris é líder, conquistara 364 cadeiras, mais que as 326 necessárias para aprovar suas políticas.

O Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, garantiu 203 assentos e ficou com a sua menor bancada desde 1935, quando conquistou apenas 154 cadeiras.

Com o resultado, Boris continuará à frente do governo e deve aprovar com facilidade o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, o brexit, até 31 de janeiro, conforme prometeu.