Artigos

Bolsonaro pede investigação sobre manchas de óleo que atingiram o Nordeste

TNH1 com agências | 06/10/19 - 19h12
Adema

O Diário Oficila da União desse sábado, 5, traz um despacho do presidente Jair Bolsonaro onde ele aciona a Polícia Federal, as Forças Armadas e os institutos ambientais federais para investigar as causas e os responsáveis pelas manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. Desde o começo de setembro as manchas escuras surgiram em praias dos nove estados da região. 

No despacho, o presidente determina que as investigações sejam feitas pelo Ministério da Justiça, Ministério da Defesa (por meio da Marinha e com ações coordenadas com o Exército e a Aeronáutica), e pelo Ministério do Meio Ambiente (por meio do Ibama e do Instituto Chico Mendes).

Neste domingo, manchas de óleo foram encontradas em Lagoa do Pau, local de desova de tartarugas. um grupo chegou a utilizar pás e sacos de nylon para remover o óleo da praia, porém sem sucesso. Equipes do Ibama e da Marinha foram acionadas. "A maré deve subir daqui a pouco e acredito que pode levar a mancha pra água novamente", reforçou a guarda-vidas. 

Uma extensa mancha também pôde ser vista na areia de Pontal do Coruripe, na tarde de ontem. Uma tartaruga-oliva fêmea foi resgatada com vida depois de apresentar óleo pelo casco, cabeça e patas. O Ibama ficou responsável pelo tratamento do animal.