Brasil

Bolsonaro tem sonda retirada, mas continua sem previsão de alta

Uol | 04/01/22 - 19h02
Redes sociais / Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve a sonda nasogástrica retirada após uma "boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia", mas continua sem previsão de alta, segundo nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República na tarde de hoje.

No texto, a assessoria afirma que o trato digestivo do presidente "mostra sinais de recuperação", embora não haja data para a alta, até o momento. Boletim médico com o mesmo teor foi logo depois divulgado pela assessoria do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde Bolsonaro está internado.

Bolsonaro não deve se ausentar do comando do Executivo federal nem passar o cargo interinamente ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). Assim como já aconteceu em outras ocasiões em que foi internado, a expectativa é que Bolsonaro continue a despachar de dentro do quarto do hospital.

O entendimento é de que, como o médico responsável pelo atendimento do presidente, Antônio Luiz Macedo, descartou momentaneamente a necessidade de uma nova cirurgia, Bolsonaro deve permanecer em condições para exercer o cargo.

O presidente se recupera de um quadro de obstrução intestinal, possível consequência da facada que levou durante a campanha eleitoral de 2018 e das operações subsequentes.

Ele passou mal no domingo (2) depois do almoço, em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e foi internado em São Paulo na madrugada de ontem.

Segundo a assessoria da Presidência, Bolsonaro está isolado no 15° andar do Vila Nova Star. O acesso é permitido apenas para seguranças, médicos e acompanhantes. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, está com o marido no hospital.

A folga no litoral catarinense estava prevista para terminar hoje. No Sul, ele promoveu aglomerações ao cumprimentar apoiadores, andou de moto aquática, foi a uma pizzaria e a um parque de diversões.

Além das aglomerações ao longo do recesso, Bolsonaro foi criticado pela oposição por não ter voltado a sobrevoar áreas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia que afetaram mais de 700 mil pessoas, deixou mais de 93 mil desabrigados e desalojados, e deixou ao menos 26 mortos.