Trânsito
Passagem de ônibus em Maceió passa a custar R$ 3,35 a partir de segunda-feira
Maceió
Covid-19: estado de saúde do padre Manoel Henrique segue estável
Pinheiro: MPF, Uncisal e Sesau reúnem-se para discutir situação de hospital psiquiátrico em área de risco
Para evitar avanço da Covid, Prefeitura de Maceió reduz comércio da orla em 30% a partir desta sexta
Uso do Cartão Bem Legal Escolar será liberado para volta às aulas em Maceió
JHC volta atrás e mantém nome da Praça Dandara dos Palmares
Meio Ambiente
Confira a previsão do tempo para o fim de semana em Alagoas
Saúde
Alagoas tem 113.205 casos da Covid-19 e 2.665 óbitos
Alagoas
Covid-19: 'Saí de um inferno e vim para um paraíso', diz paciente do AM transferida para Alagoas
Acusado de matar a mulher grávida é condenado a 20 anos de reclusão
Mulher não percebe estar grávida, procura HGE por apendicite e bebê prematuro nasce de parto normal
Eleições
Município do interior de Alagoas terá novas eleições para prefeito no dia 11 de abril
Nordeste
Polícia Federal combate crimes previdenciários em Pernambuco
Após ser vacinada contra Covid-19, idosa pede que técnica ‘vacine’ sua boneca
Prefeito, secretária de Saúde e até fotógrafo furam fila da vacinação no interior de Pernambuco e Sergipe
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Polícia
Homem é esfaqueado em Pilar e suspeito é preso por tentativa de homicídio
PM apreende 28kg de maconha e prende dois por tráfico de drogas no Benedito Bentes
Pais de bebê internado por desnutrição são soltos, mas devem cumprir medidas cautelares
Homem é preso com droga e arma utilizada em homicídio no Ouro Preto
Jovem sofre tentativa de homicídio e é baleado dentro da própria casa no Clima Bom
Suspeitos de matar PM alagoano morrem em confronto com a polícia pernambucana
Gente Famosa
Startup aponta 100 influenciadores que serão destaque em 2021
Televisão
Beth Goulart chora com saudade da mãe, Nicette Bruno, um mês após morte: 'é difícil'
Assista: alagoana Rica de Marré e grupo de influenciadores digitais fazem um 'tour' pela casa do BBB21
Netflix confirma segunda temporada de 'Bridgerton' com Anthony como protagonista
Thelma Assis atua no maior pronto-socorro do Amazonas no combate à Covid-19
Empresário é acusado de golpe ao cobrar para indicar participantes para BBB
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicado esta quinta-feira (9), em Roma, aponta que o Brasil consolidou sua rápida ascensão na produção de milho, tornando-se o segundo maior exportador mundial do cereal. Há 10 anos, o país detinha apenas 1% do mercado global e agora já é responsável por 25% do total mundial das vendas do produto.
O estudo da FAO destaca também que a Índia foi, pela segunda vez consecutiva, o maior produtor mundial de açúcar, destronando uma vez mais o Brasil. Ainda assim, o país sul-americano continua a ser o maior exportador mundial do produto.
A publicação apresenta as primeiras previsões da oferta e procura da FAO para 2019/2020, com avaliações detalhadas das perspetivas de mercado para trigo, milho, arroz, peixe, carnes, laticínios, açúcar e vários tipos de óleos vegetais.
Segundo o relatório, as importações mundiais de alimentos deverão recuar 2,5% em 2019 e o custo global de importação de produtos alimentares deverá diminuir, mas os países mais pobres e vulneráveis não se beneficiarão desta queda dos preços.
Etanol de milho
Uma das razões que explicam o aumento da produção de milho brasileira está na utilização do produto para a fabricação de etanol. Segundo dados apresentados recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos 30,3 bilhões de litros de etanol que serão produzidos no Brasil nesta safra, 1,4 bilhão será fabricado a partir do milho.
A informação consta no 1º Levantamento da Safra 2019/2020 de cana-de-açúcar da Conab, que traz dados sobre o etanol produzido a partir da cana e do milho. Apesar de ainda representar um percentual baixo, na comparação com o total produzido (4,62%), a extração de etanol a partir do milho é vista de forma positiva pelo potencial de crescimento em termos de mercado, e pela possibilidade de ser mais uma opção de escoamento da produção brasileira do cereal, que é uma das maiores do mundo.
De acordo com a Conab, a produção de etanol a partir do milho está “cada vez mais relevante”, tendo o estado do Mato Grosso como o maior produtor, seguido pelos estados de Goiás e Paraná. A expectativa é de que novas unidades de produção sigam o mesmo caminho.
Novo negócio
“É um novo negócio. O Brasil tem a possibilidade de fazer etanol de milho e de cana. E, no futuro, teremos condições de fazer um etanol que chamamos de segunda geração, que é o etanol de biomassa. Portanto, é um novo mercado que está se abrindo”, disse o coordenador-geral de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas.
Ele estima mais de U$ 1,26 bilhão em investimentos na produção de milho para a extração de etanol no Brasil, ao longo dos próximos 4 ou 5 anos.