Política

Brasil não abre mão de status de país em desenvolvimento, diz diretor da OMC

Folhapress | 21/03/19 - 11h48
Roberto Azevêdo | Agência Brasil

Na leitura do diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Roberto Azevêdo, a exigência dos Estados Unidos para que o Brasil abra mão de tratamento especial na OMC não significa que o país abandonará seu papel de nação em crescimento.

"É uma pergunta que tem de ser feita ao governo brasileiro, mas eu não entendi, na leitura do comunicado, que o Brasil está abrindo mão do status de país em desenvolvimento. Ele está abrindo mão de usar alguns espaços daqui para frente nessa área", afirmou.

Na terça-feira (19), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em Washington que os EUA exigiram que o Brasil abra mão de tratamento especial na OMC para receber apoio à entrada do país na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O Brasil faz parte dos países que se declaram em desenvolvimento na OMC e, por isso, tem direito a tratamento especial e diferenciado, que dá maiores prazos para cumprir acordos e maior flexibilidade nas negociações comerciais.

Azevêdo esteve presente no evento do ICC Brasil realizado nesta quinta-feira (21) para discutir o projeto "O Brasil quer mais" (BR+). Além do diretor-geral da OMC, também estavam presentes empresários brasileiros e o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo.