Brasil

Brasil tem 12 casos suspeitos de coronavírus; 5 novos são identificados em SP

FolhaPress | 31/01/20 - 17h43

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (31) que o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu para 12, com 5 novos casos em São Paulo e 1 em Santa Catarina. 

Foram descartados dois casos, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Os dados do ministério levam em conta informações até as 12h de sexta. Segundo técnicos do órgão, o caso de Belo Horizonte também foi descartado e constará amanhã no relatório.

No caso dos suspeitos, cinco pessoas internadas deram resultado negativo para a análise dos vírus respiratórios mais comuns, que são usados para descartar mais rapidamente os casos. Elas estão agora sendo avaliadas com exames específicos.

Embora não haja um teste rápido para o coronavírus, é possível fazer exames para verificar se uma possível infecção ocorreu por vírus equivalente ao identificado na China, o que ocorre por meio de testes de RT-PCR e metagenômica, disponíveis em laboratórios de referência e na Fiocruz. 

Os registros atuais de suspeita da doença estão distribuídos atualmente em Minas Gerais (1), Santa Catarina (1), São Paulo (7), Rio Grande do Sul (2), Paraná (1) e Ceará (1). Entre eles, está o caso de uma estudante de 22 anos atendida em Belo Horizonte e que viajou para Wuhan, epicentro da doença. O estado de saúde dela é estável. 

Entre os que foram descartados, três pessoas apresentaram resultados positivo para o vírus influenza tipo A e seis para o influenza tipo B.