Mundo

Brasileiro é condenado a 8 anos de prisão na Espanha por terrorismo

Kayke Luan Ribeiro Guimarães integrava uma célula terrorista que planejava atacar pontos de Barcelona

11/04/18 - 14h18
Reprodução


O brasileiro Kayke Luan Ribeiro Guimarães, de 22 anos, foi condenado pela Justiça da Espanha nesta terça-feira a 8 anos de prisão por integração de organização terrorista.

O jovem está entre os 10 membros da célula terrorista ligada ao Estado Islâmicoformada na cidade de Tarrasa, na Catalunha.

Guimarães, natural de Goiás, foi preso pela polícia da Bulgária em 2014 quando tentava atravessar a fronteira com a Turquia para se unir às fileiras do Estado Islâmico na Síria.

    Segundo nota oficial da Audiência Nacional espanhola, os integrantes do grupo “fotografaram lugares emblemáticos de Barcelona que pensavam em atacar e propuseram sequestrar uma pessoa, vesti-la com um macacão laranja e executá-la enquanto gravaram tudo”.

    Três dos dez réus que formavam a organização foram condenados a doze anos de prisão por dirigirem uma organização jihadista, enquanto os outros sete, entre eles o brasileiro, receberam pena de oito anos, por serem considerados apenas participantes.

    Ainda segundo a nota oficial da Justiça espanhola, a célula se formou em uma mesquita na cidade de Tarrasa, ao norte de Barcelona, no início de 2014. Muçulmanos radicais que frequentavam o local convocavam e doutrinavam os jovens da comunidada, entre eles Kayke. Há entre os integrantes do grupo espanhóis e marroquinos, além do brasileiro.