Maceió
Prefeitura interdita bares por desobediência a decreto
Mercado da Produção será fechado para higienização; confira as datas
Carreta de cana-de-açúcar tomba no acostamento na Cachoeira do Meirim
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Obra da Casal modificará trânsito da Avenida Assis Chateaubriand, no Prado
Alagoas
Imunização contra a Covid em AL tem abertura oficial nesta terça, no Hospital Metropolitano
MPE vai apurar suposto convite para Carlinhos Maia tomar vacina contra Covid-19 em Alagoas
Golpe: Detran/AL alerta para site que promove falso leilão de veículos
Saúde
Alagoas tem 111.724 casos da Covid-19 e 2.629 óbitos
Apesar de atraso, governador garante início da vacinação nesta terça em todo o estado
Assistente social de 50 anos será a primeira alagoana vacinada contra a Covid-19
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Policial morto em tiroteio será sepultado nesta terça, em Murici
Sindpol-AL pede investigação de morte de policial civil em Riacho Doce; vídeos registraram tiroteio
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Operação integrada prende duas pessoas no Litoral Norte do estado
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
Cultura
Live sobre Folia de Reis abre programação do Museu do Pontal no Rio
Gente Famosa
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Assim como a prática de atividade física e a alimentação saudável fazem bem ao corpo, dormir bem é essencial para uma boa qualidade de vida. É exatamente durante o sono que a imunidade é reforçada, células são renovadas e os radicais livres são neutralizados.
Apesar de tantos benefícios, um boa noite de sono não é um privilégio para todos os brasileiros. Segundo dados Associação Brasileira do Sono (ABS), a população brasileira está dormindo cada vez menos. Em 2018, o brasileiro dormia em média 6,6 horas por dia, já no ano seguinte, passou para 6,4 horas, quando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 7 a 9 horas de sono por dia.
São diversos os fatores que contribuem para a má qualidade do sono do brasileiro. “Exposição à luminosidade de celulares, tablets e computadores, fatores pessoais como ansiedade, nervosismo e preocupações, além de outras doenças não controladas, como arritmias, depressão e asma são alguns dos fatores”, revela a professora de psicologia da Estácio, Carmen Campos.
De acordo com a especialista, apesar do corpo humano ser capaz de proporcionar um sono de qualidade, a influência dos fatores já citados, comprometem o processo que leva o organismo a adormecer e a permanecer dormindo. “É preciso ficar atento a esses fatores, que podem facilitar o desenvolvimento da insônia, um distúrbio que precisa de tratamento. Em casos mais preocupantes, procurar ajuda de um neurologista, buscar psicoterapia também é uma saída para falar sobre suas angústias e preocupações para que essa pessoa volte a ter mais tranquilidade e, consequentemente, uma maior qualidade de sono”, orienta.
O sono na pandemia
A pandemia causada pelo Novo Coronavírus é outro fator que vem tirando o sono da população brasileira. Para a psicóloga Carmen Campos, ansiedade, estresse, alteração na rotina e incertezas quanto ao futuro são fatores que têm contribuído para que as pessoas tenham dificuldades de ter um descanso adequado na hora do sono. “Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a se deparar com seus medos, ansiedades, receios, medo da morte, do desemprego, mudança repentina de hábitos. Tudo isso acabou mexendo como o sono das pessoas”, destaca.
Carmen lembra também que a má qualidade do descanso dificulta a recuperação do metabolismo e compromete o rendimento no trabalho, já que provoca prejuízos à atenção, concentração e capacidade de raciocínio. “A qualidade do sono está intrinsecamente associada à saúde corporal, por isso é indispensável preparar um ambiente adequado para que o sono seja reparador’’, aponta.
Dicas para um sono tranquilo
Já vimos que dormir bem é fundamental para a saúde e qualidade de vida e que a falta de sono adequado causa os mais diversos males. Se suas noites de sono não vão bem, confira a seguir cinco dicas que vão ajudar você a não contar mais carneirinho.
Mantenha a rotina
Essa é uma forma de regular o relógio biológico, no entanto, para o efeito ser eficaz a pontualidade deve ser aplicada todos os dias. “A periodicidade vai fazer com que o seu corpo e cérebro se acostume e dê sinais na hora de dormir ou levantar”, explica a psicóloga.
Desligue os eletrônicos
Não use celular, computador e tablet ou ligue a TV quando estiver na cama. “As luzes das telas dos equipamentos eletrônicos interrompem a ação da melatonina, hormônio do sono que é produzido em ambientes escuros”, pontua.
Deixe o quarto aconchegante
Um ambiente silencioso, com uma cama confortável, escuro e com temperatura agradável induz o sono, fazendo com que o corpo processe a melatonina com mais facilidade. “Para relaxar e melhorar a qualidade do sono é indispensável que o ambiente esteja preparado”, afirma.
Escolha refeições leves
Cuidado com a quantidade e com o tipo de alimento durante o jantar, pois a digestão atrapalha o sono. “Prefira refeições leves e de fácil digestão, como lanches nutritivos com carnes magras e saladas. De preferência, com três horas antes de dormir. Evite bebidas alcoólicas e gaseificadas”, sugere.
Deite quando estiver com sono
Se após 30 minutos o sono não aparecer, levante-se e procure alguma atividade para relaxar, como meditação, leitura, ouvir uma música calma, e volte para a cama quando estiver com sono. “Ficar horas na cama forçando o sono não é a melhor saída, porque isso acaba estressando ainda mais o seu corpo e mente”, alerta.