Alagoas

BRK alerta clientes sobre prazo para recadastramento da Tarifa Social

Ascom BRK | 31/05/22 - 15h32
Básbara Pacheco/Ascom BRK

Clientes com a tarifa social de água e esgoto devem ficar atentos ao prazo final para o recadastramento online junto à BRK. O alerta da concessionária é direcionado a cerca de 27 mil famílias de baixa renda com acesso ao benefício em toda a Região Metropolitana de Maceió e que já receberam o aviso sobre a necessidade de atualização cadastral. A ação atende à Resolução n°12 da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), de 20 de março de 2022.

A partir do recebimento do comunicado da BRK, o cliente com direito à tarifa social tem um prazo de até 30 dias para a renovação do benefício. Caso não realize o recadastramento durante esse período, passará a ser faturado pela tarifa residencial vigente. É o que explica Aline Rampelotto, coordenadora de Relacionamento com o Cliente da BRK em Alagoas.

“A atualização cadastral é obrigatória e deve ser realizada anualmente, conforme determinação da agência reguladora. Sem o recadastramento, o benefício perde a validade, ou seja, não poderá mais ser aplicado nas faturas. Por isso, é preciso estar atento ao prazo informado no comunicado e aos documentos exigidos para garantir a continuidade do acesso à tarifa social”, alerta.

Todo o processo de recadastramento é online e pode ser realizado por meio do QR Code impresso no comunicado entregue a cada cliente, pelo site www.brkambiental.com.br ou pelo Whatsapp (11) 99988 0001. Para fazer o recadastro no site, basta escolher a cidade onde reside e clicar no banner que aparece automaticamente na tela inicial.

Os documentos necessários para a atualização cadastral da tarifa social são: CPF, carteira de identidade ou outro documento equivalente com foto, comprovação da propriedade ou posse do imóvel (escritura pública, matrícula do registro, carnê do IPTU ou contrato particular de compra e venda ou locação), além de Cartão do Bolsa Família e Número de Identificação Social.

Todos os documentos precisam estar no nome do titular para que o benefício seja validado. Caso a ligação de água e esgoto não esteja no nome do cliente, a troca de titularidade também pode ser realizada facilmente online, pelo WhatsApp (11) 99888 0001 ou na agência Minha BRK, no site www.minhabrk.com.br

Quem pode ter acesso à tarifa social?

Os clientes com direito à tarifa social precisam ter renda inferior a um salário mínimo e meio, possuir imóvel com até 60m² de área construída, estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e apresentar um consumo de até 20m³ de água. O benefício garante um desconto de 50% na fatura, que é aplicado de acordo com a faixa de consumo do cliente cadastrado.

Para ter acesso ao benefício pela primeira vez, os clientes precisam procurar uma das lojas da BRK e apresentar a documentação completa para avaliação.