Alagoas

BRK informa sobre distribuição de água após conclusão de reparos no Sistema Aviação

Ascom BRK | 25/10/21 - 16h34
Reprodução

A BRK informa que os reparos emergenciais realizados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) no Sistema Aviação, iniciada no último dia 20, foi finalizada na noite desse domingo (24) e o sistema passou a operar com maior capacidade de produção a partir desta segunda-feira (25). Com a conclusão da manutenção na adutora, que apresentou rompimento e interrompeu o abastecimento em alguns bairros da parte alta de Maceió, a água tratada começou a chegar no reservatório da BRK para a distribuição à população.

A retomada do fornecimento de água nas regiões atendidas pelo Aviação, no entanto, será gradativa, uma vez que o sistema produtor ficou paralisado por vários dias consecutivos. Por isso, a água voltará às torneiras em algumas localidades antes do que em outras, conforme a proximidade das redes de distribuição em relação ao reservatório. Caso não haja a necessidade de nova intervenção emergencial no local, a previsão da BRK é que o abastecimento seja totalmente normalizado nas regiões afetadas em um prazo de 72 horas. 

Durante a manutenção da Casal, a BRK ofereceu suporte técnico e disponibilizou profissionais e equipamentos para agilizar o serviço, que foi realizado em uma área de mata fechada e difícil acesso. Além disso, a BRK também atuou com um plano emergencial de abastecimento, com o envio de caminhões-pipa para garantir o funcionamento de unidades de serviços essenciais nas regiões afetadas, como hospitais, postos de saúde, asilos, escolas e outros.

As localidades atendidas pelo Sistema Aviação são: Cidade Universitária, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, Conjunto Santa Maria, Eustáquio Gomes, Inocoop, Medeiros Neto, Santa Amélia Santos Dumont, Santa Lúcia e Tabuleiro dos Martins.

Qual o papel da BRK e da Casal no abastecimento de água em Maceió?

Mesmo com a chegada da BRK na Região Metropolitana de Maceió, a Casal continua a atuar no abastecimento de água em alguns municípios. A companhia passou a ser responsável apenas pelo sistema produtor de água (captação e tratamento) em dez das 13 cidades alagoanas que compõem o bloco de concessão da BRK, incluindo Maceió. Dessa forma, é de responsabilidade da BRK a distribuição de água na capital – ou seja, a empresa compra a água tratada da Casal e envia para as tubulações que abastecem as residências. 

Confira o vídeo sobre o retorno do abastecimento nos bairros afetados pelo rompimento da adutora: