Saúde

Butantan anuncia que entregará hoje 1,2 milhão de doses da CoronaVac

Uol | 23/02/21 - 10h28
Divulgação

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd"> <?xml encoding="utf-8" ?>

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que entregará hoje ao Ministério da Saúde 1,2 milhão de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com a Sinovac para o combate da covid-19. Em entrevista à TV Globo, Dimas ainda disse que o novo planejamento prevê a disponibilização de um total de 3,9 milhões de doses até o fim de fevereiro.

A estimativa inicial do instituto era de que 3,4 milhões de doses fossem disponibilizadas no período, com remessas diárias de 426 mil doses. Segundo Dimas Covas, atualmente a capacidade de produção do Butantan é de 600 mil doses ao dia.

"Hoje vamos entregar 1,2 milhão de doses da vacina ao Ministério da Saúde, e não vamos parar. Até o dia 28 de fevereiro serão entregues 3,9 milhões de doses. Mais matéria-prima está chegando e vamos chegar a 46 milhões de doses em abril, essa é a nossa missão", disse.

Ainda segundo Dimas Covas, a expectativa é de que a capacidade de produção seja aumentada até abril. "Hoje produzimos 600 mil doses por dia, com 400 funcionários em 3 turnos de trabalho. Nós estamos trabalhando para chegar na capacidade de 1 milhão de doses por dias e em abril até 2 milhões."

IFA chega na semana que vem

O diretor Butantan confirmou na entrevista a chegada de mais 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) na semana que vem. "Deve chegar até o dia 2 de março. (Renderá) Pelo menos 15 milhões de doses", disse Dimas.