Brasil

Caças sobrevoam Brasília e despertam curiosidade; entenda

Correio Braziliense | 21/10/20 - 16h04
Lasse Hejdenberg / FAB

Vários brasilienses foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (21/10) com o som alto de caças que voam baixo pelo céu da região central do Distrito Federal. Os voos levantaram curiosidade dos moradores, que foram às janelas dos prédios e casas tentar entender o que estava acontecendo. A ação é um treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os caças que chamam atenção são do modelo F-39E Gripen e um F5. Eles estão participando de voos de treinos para a apresentação oficial da aeronave, que vai ocorrer na próxima sexta-feira (23/10), durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Aviador e da FAB.

“O novo caça está sendo empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab (empresa responsável pelo desenvolvimento do vetor) e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset). A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves operacionais é para o final de 2021”, informou a Força Aérea.

Um contrato foi assinado em 2014 para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira. “O F-39 Gripen, nos modelos E (monoposto) e F (biposto) será a mais moderna e avançada plataforma multimissão atuando na defesa do espaço aéreo brasileiro”, divulga a FAB.

O avião será formalmente apresentado à população em Brasília no dia 23 de outubro, data em que se comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira em alusão ao primeiro voo do 14-Bis, realizado por Alberto Santos-Dumont em 1906.