Economia

Caixa anuncia liberação do saque FGTS para atingidos pela chuva em 28 municípios de AL

TNH1 com Assessoria Caixa | 05/07/22 - 09h13
Divulgação/Arquivo

A Caixa anunciou diversas medidas de apoio a 28 municípios no estado de Alagoas, atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. Entre as medidas está a liberação do saque do FGTS por calamidade, suporte em seguro, prioridade na análise e aprovação de indenizações, além de ações voltadas à gestão dos municípios. 

Desde essa segunda-feira, 04, todas as agências dos municípios afetados passaram a abrir às 9h, uma hora mais cedo, para atender a população.

As cidades afetadas são: Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Limoeiro, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, São Luiz do Quintunde, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

As ações, detalhadas abaixo, acontecem após o reconhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) da situação de calamidade do Município e a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal.

Caminhão-agência da CAIXA:

O caminhão-agência da CAIXA está em deslocamento para a região afetada, com chegada prevista para quarta-feira, 06/07. A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, em endereço a ser divulgado oportunamente, prestando serviços essenciais à população.

O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como CAIXA Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.

A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.

Saque Calamidade do FGTS:

A CAIXA vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas pelas enchentes. Os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.

O banco também irá auxiliar as autoridades locais no intuito de agilizar a delimitação das áreas afetadas pela calamidade. Após esta definição os trabalhadores que tiveram suas residências afetadas poderão realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.

A solicitação será realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção “Meus Saques”, no celular, sem necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível identificar uma conta da CAIXA, ou de outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

CAIXA Seguridade:

  • Central de atendimento (sinistros e assistência 24 horas) com equipe reforçada e com opção específica para os moradores de áreas afetadas.

  • Fluxo facilitado para acionamento de sinistro, com documentação simplificada, proporcionando celeridade ao atendimento.

  • Apoio técnico no atendimento aos beneficiários de seguros.

  • Prioridade na análise e aprovação – procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil: prazo de dois dias úteis, bastando enviar orçamento e fotos do imóvel.

  • Centrais de Atendimento para Seguro Residencial e Seguro Habitacional:

Caixa Seguradora: 0800 702 4000 – Digite o CPF, opção 0 e depois a opção 5. Para sinistros: 0800 722 2492.

Caixa Residencial: Serviço de Assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926. Para sinistros: 0800 722 4923.

  • Central de atendimento para Seguro de Vida:

Caixa Vida e Previdência: 0800 702 4000 – Digite o CPF e depois a opção 3 para Seguro de Vida. Para sinistros: 0800 722 2492.

Contratos Habitacionais:

  • A CAIXA possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.

  • Incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.

  • A CAIXA também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma imediata.

Assessoria Técnica:

  • A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para ações de assistência em apoio aos municípios, que incluem a operacionalização de repasses de recursos e o trabalho social da CAIXA.

  • O banco enviou também aos municípios equipes de especialistas nas áreas de Habitação, Governo e FGTS para atender a população e prestar apoio técnico às prefeituras, auxiliando em providências urgentes.

  • As prefeituras terão o apoio técnico da CAIXA para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras de grande impacto para a população.

Habitação Social:

  • Envio de equipes de arquitetos, engenheiros e técnicos da CAIXA às regiões para prestar o apoio necessário às habitações sociais atingidas e adoção de eventuais medidas necessárias.

Financiamento a Hospitais:

  • A CAIXA realizará pausa no financiamento para hospitais das regiões afetadas, mediante solicitação.

Condições Especiais para Clientes:

  • Condições especiais no CDC Pessoa Física (PF), com até 60 dias de carência e até 60 meses para amortização.

  • Operações de crédito Pessoa Jurídica (PJ) para capital de giro com até 12 meses de carência.

  • Pausa de até 03 meses no pagamento de contratos de crédito comercial para Pessoas Física e Jurídica.

  • Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias.

  • Dispensa nos encargos de renovação de operações de Penhor de forma automática.

  • Possibilidade de habilitação de carência em contratos de crédito consignado, mediante negociação com as convenentes.

A CAIXA oferece diversos canais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, Auxílio Brasil, dentre outros. Todos os canais podem ser consultados no endereço: www.caixa.gov.br/atendimento