Brasil

Calçada desaba durante desfile em Joinville e ao menos 30 pessoas caem em rio

CNN Brasil | 23/11/21 - 07h34
Divulgação/Prefeitura de Joinville

Durante a abertura da festa de Natal, na noite desta segunda-feira (22), em Joinville, no norte de Santa Catarina, parte da estrutura da calçada que fica na avenida Beira Rio cedeu e várias pessoas que acompanhavam a cerimônia de abertura caíram no rio.

Segundo a Prefeitura de Joinville, no total 33 vítimas se acidentaram. Todas foram resgatadas pelos bombeiros e estão fora de perigo.

Ao todo, 21 adultos e 12 crianças foram encaminhadas para o Hospital Municipal São José e para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Nenhum paciente teve ferimentos graves e o quadro de todos foi considerado estável.

O resgate foi conduzido pelos Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, SAMU e Defesa Civil municipal e estadual. Também atuaram no suporte ambulâncias de empresas privadas.

A cerimônia foi interrompida por cerca de 40 minutos, período em que o atendimento foi prestado às vítimas.

“A cerimônia somente foi retomada após todas as vítimas serem atendidas e a prefeitura receber a informação que não havia nenhuma pessoa em estado grave”, afirmou a prefeitura.

Vítimas - Ao todo, 22 pacientes foram encaminhados ao Hospital São José. Dez homens com idades de 15, 22, 29 (três vítimas), 31, 39, 46, 58 e 67 anos. E onze mulheres com idades de 18, 22 (duas vítimas), 27  (duas vítimas), 29, 38, 43, 44, 51 e 70 anos, além de uma menina de 9 anos. Todos estes pacientes receberam alta médica ainda na noite de segunda-feira.

Outros onze pacientes foram encaminhados para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. São seis meninas com idades de 2, 3, 4 (duas vítimas), 6 e 9 anos e cinco meninos com idade de 1, 3 (duas vítimas), 6 e 11 anos. O estado de saúde de todos os pacientes é considerado estável. As informações são da prefeitura de Joinville.

Investigação - Após o resgate, técnicos do Instituto Geral de Perícias e da Polícia Civil estiveram no local e fizeram um registro preliminar com fotos. Na terça-feira (23), profissionais da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Defesa Civil continuam a vistoria com uma avaliação detalhada da estrutura do local. Por enquanto, a pista no sentido Sul-Norte está interditada.

O prefeito Adriano Silva, que acompanhou o trabalho das equipes envolvidas, convocou uma reunião para o início da manhã de terça-feira, com gestores de diversas secretarias para determinar as próximas ações.

“Agradecemos por não ter nenhuma pessoa em estado grave e também pelo pronto-atendimento que foi prestado para todas as vítimas,” afirmou o prefeito.