Saúde

Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos é suspensa em Alagoas

Erik Maia | 20/07/19 - 12h18
Agência Alagoas

O Ministério da Saúde suspendeu a campanha deste ano de vacinação antirrábica para cães e gatos, em Alagoas. A informação foi confirmada ao TNH1 pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Por nota, a Sesau afirma ainda que uma nova campanha só deve ser realizada no Estado no primeiro trimestre do ano que vem, isso porque o envio de um novo lote de vacinas pelo Ministério da Saúde, responsável por adquirir e distribuir a vacina para os estados, foi suspenso pelo próprio Ministério.

De acordo com a secretaria, há aproximadamente 20 mil doses da vacina nos estoques, mas são necessárias mais de 350 mil doses do produto para a realização da campanha de vacinação. Entretanto, como o último caso da doença em animais domésticos, em Alagoas, foi registrado há mais de 11 anos, a Sesau afirma que não há risco para a saúde dos animais.

Levantamento em Alagoas

Na última terça-feira, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, divulgou um relatório que apontou que no período compreendido entre os dias 1º de janeiro até 15 de julho, mais de 505 pessoas foram atendidas naquele hospital após ataques de cães e gatos. Apesar do número, o documento apontou uma redução se comparado ao mesmo período do ano anterior, onde 619 pessoas foram atacadas. O documento mostra ainda que 40% dos pacientes são de pessoas na faixa etária entre os 20 e os 49 anos de idade.

A pesquisa aponta ainda para o número de crianças atacadas por cães e gatos. Entre as menores de um ano de idade foram seis notificações e outras 98 para crianças de 1 a 4 anos.