Câncer de mama em homem; saiba mais

Publicado em 06/10/2015, às 16h21
Imagem Câncer de mama em homem; saiba mais

Por Redação

Em 2013, doença matou mais de 180 homens só no Brasil (Crédito: Reprodução internet)

Em 2013, doença matou mais de 180 homens só no Brasil (Crédito: Reprodução internet)

Cerca de 58 mil pessoas, em sua maioria mulheres, foram diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, só em 2015. Apesar pra prevalência desta doença ser maior no sexo feminino, pode também afetar os homens, mas pouco se sabe sobre o assunto. 

Em 2013, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença matou mais de 180 homens só no Brasil. Apesar de ser em menor proporção em pessoas do sexo masculino, o problema é tratado da mesma forma que em mulheres, tendo como principais sintomas a retratação da pele, alteração no mamilo e algum caroço na área do tórax. 

Os fatores de riscos podem estar relacionados a problemas como alcoolismo, obesidade, histórico familiar (genético), problemas hepáticos crônicos, o envelhecimento e a Síndrome de Klinefelter’s que é agregada aos níveis de estrogênio no corpo.  

Um fator negativo para o homem é que o mamilo masculino por ser menor que o feminino, a doença tende a se espalhar com maior rapidez, podendo muitas vezes passar despercebido e só ser diagnosticada em um estágio mais avançado. Por essa razão, é necessário o conhecimento sobre o assunto, despertando o interesse e a prática dos exames preventivos também em homens.



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe