Brasil

Cão resgatado em Brumadinho comove com demonstração de fidelidade aos donos

Com EM | 28/01/19 - 06h22
Mesmo resgatado, Vitinho voltou ao local onde antes era sua casa para esperar por dono | Reprodução / Instagram / EM

O rompimento de uma barragem da empresa mineradora Vale, na última sexta-feira (25), em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, fez com que a cidade fosse engolida e devastada pela lama e rejeitos oriundos das atividades de mineração.

Na última contagem, a lista de mortos já apontava 58 nomes, e o Corpo de Bombeiros, que ainda atua nas buscas e resgate, estima que outras 305 pessoas ainda estejam desaparecidas.

Como se não bastasse o sofrimento sentido pela população de Brumadinho com o rompimento da primeira barragem, sirenes soaram na manhã deste domingo (27), alertando a população sobre o risco eminente de rompimento de uma outra barragem da mesma empresa.

Em meio ao caos vivido nos últimos dias, um resgate em especial chamou a atenção dos bombeiros pela inocência e fidelidade do resgatado. 

Vitinho, um cão sem raça definida, foi encontrado e resgatado sozinho pelo Corpo de Bombeiros. O animal chamou a atenção dos seus salvadores e também de internautas, por tamanha sua fidelidade ao dono.

Embora Vitinho já tenha sido levado diversas vezes para um local seguro, o cão insiste em voltar para as proximidades da casa onde morava, área que foi varrida pela lama, para esperar por sua família.

O portal Estado de Minas localizou Lucas Assis, de 32 anos, dono do cão. O sítio onde ele mora com os pais, a namorada e o cachorro foi uma das propriedades interditadas pela Defesa Civil.

“Antes de sairmos, minha mãe o chamou várias vezes, mas ele não atendeu. Ele conhece bem a região, sabe o caminho de casa, mas achamos que ele não retornou, porque está confuso por causa do barulho das aeronaves e a perturbação toda. De todo modo, deixamos comida e água pra ele”, contou o dono.

Embora o sítio onde Lucas mora tenha sido liberado para retorno da família no início da noite de domingo (27), o local próximo a propriedade, onde foi tirada a foto de Vitinho, ainda está com acesso restrito. Devido a isso, o reencontro ainda não foi possível.