Começou na última sexta-feira (06) e prossegue até a próxima semana o treinamento dos 230 técnicos de eleição que atuarão na preparação das mais de sete mil urnas eletrônicas que serão utilizadas este ano em Alagoas.
Sob a responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a capacitação objetiva levar conhecimento aos técnicos sobre situações que podem acontecer no dia da eleição e toda a parte de carga e manutenção dos equipamentos.
O treinamento é dividido em dois momentos. No primeiro, os técnicos recebem instruções teóricas e, posteriormente, atuam diretamente nos equipamentos que compõem as urnas eletrônicas. Os técnicos ajudarão a resolver eventuais problemas como atolamento de papel, cartão de memória de votação mal encaixado, substituição de urnas, entre outros.
“O técnico é responsável por garantir o funcionamento da urna no dia das eleições. Ele estará habilitado a dar manutenções simples. Hoje eles estão aprendendo como será o procedimento nas urnas eletrônicas e alguns deles serão multiplicadores deste conhecimento, treinando mesários voluntários em outras datas”, explicou o servidor Adeilton dos Santos, da Seção de Informações e Sistemas Eleitorais – SISE.