Tecnologia

Cápsula Dragon da SpaceX é lançada com carga para a Estação Espacial

Olhar Digital | 29/08/21 - 19h06
Reprodução/Youtube

A nave de reabastecimento Dragon, da SpaceX, já está a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A cápsula foi lançada na madrugada deste domingo (29), às 4h14 (horário de Brasília), no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy da Nasa, no Cabo Canaveral, Flórida, em um foguete Falcon 9.

A Dragon levou mais de 2,1 mil quilos para o espaço, em experimentos científicos, suprimentos para a tripulação e hardware de nave espacial. Essa foi a 23ª missão de serviços de reabastecimento comercial da SpaceX. Ela deve atracar automaticamente na ISS por volta das 11h (às 12h, no horário de Brasília) desta segunda-feira (30).

A cápsula vai permanecer no laboratório em órbita por cerca de um mês. Megan McArthur e Shane Kimbrough, astronautas da Nasa, vão monitorar a chegada da Dragon na Estação Espacial e a Nasa vai transmitir a tarefa ao vivo, a partir das 10h30 (horário de Brasília).

Originalmente, a Dragon deveria ter sido lançada no sábado (28), mas, por causa do mau tempo, acabou tendo a decolagem adiada. O cancelamento foi anunciado apenas minutos antes do horário marcado para o disparo do foguete Falcon 9.

Desde sexta-feira (27), porém, esperava-se que tempestades na Flórida atrapalhassem o lançamento. De acordo com as previsões do tempo daquele dia, havia uma chance de 60% de tempo desfavorável no estado.

Experimentos científicos

Entre os experimentos científicos levados pela cápsula Dragon para a Estação Espacial Internacional, está um estudo de reconstrução de ossos com subprodutos. Ele vai avaliar os efeitos da microgravidade e da radiação no crescimento do recido ósseo e testar se os metabólitos bioativos, que incluem substâncias como antioxidantes formados quando o alimento é decomposto, podem proteger os ossos durante o voo espacial.

O estudo visa melhorar a compreensão dos cientistas sobre as mudanças físicas que causam a perda óssea, para proteger a saúde de membros de tripulações, pensando em futuras missões espaciais de longa duração. A pesquisa visa também identificar possíveis contramedidas. Além disso, a percepção deve contribuir para o tratamento e prevenção da perda óssea em mulheres na pós-menopausa, aqui mesmo na Terra.