Saúde

Cartilha orienta trabalhadores de bancos e lotéricas sobre prevenção da Covid; confira

Secom Maceió | 15/07/20 - 12h22
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município, elaboraram um material educativo direcionado a trabalhadores de bancos e casas lotéricas durante a pandemia da covid-19. Embora o setor seja considerado essencial e não tenha suspendido as atividades nesse período, é necessário reforçar alguns cuidados para garantir a saúde de trabalhadores e clientes. A cartilha foi elaborada pela médica do trabalho do Cerest, Ana Paula Cavalcante e pela fonoaudióloga Fracimar Gadelha Xavier.

De acordo com Ana Paula Cavalcante, é preciso controlar o acesso a esses estabelecimentos. “Devem ser organizadas filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa e limitar a quantidade de clientes nos interiores das agências bancárias e lotéricas, evitando aglomerações e é, claro, fazendo sempre o uso da máscara”, explica.

“Esse é um cuidado que já vem sendo tomado por esses estabelecimentos desde o início da pandemia, mas é preciso reforçar a importância dessas medidas preventivas para garantir o bem-estar e saúde de todos”, explica a médica do trabalho do Cerest.

Já a fonoaudióloga Francimar Gadelha destaca a necessidade de sempre higienizar objetos pessoais dos trabalhadores, como celulares, canetas, teclados e calculadoras com álcool líquido a 70%. “Também deve-se evitar usar adornos como relógios, brincos, pulseiras e as cédulas devem ser manuseadas com luvas para evitar contaminações”, completa.

Acesse a cartilha completa aqui.