Tecnologia

Casa do futuro já é realidade em feira de tecnologia em Las Vegas

Folhapress | 14/01/19 - 21h36
Casa do futuro | Reprodução

O "aqui e agora" dominou os pavilhões da edição 2019 da CES, feira de tecnologia que foi realizada nesta semana em Las Vegas. Boa parte dos 4.400 expositores deixou de lado os exercícios de futurologia e mostrou produtos que estarão nas casas ainda neste ano.

Televisores com tecnologia 8K dominam os lançamentos. Exibidas como estudos no evento de 2018, surgem agora prontas para venda. Suas imagens têm quatro vezes mais resolução que as opções 4K, segundo as fabricantes.

A evolução é mais perceptível nas opções gigantes, a exemplo do monitor de 98 polegadas da Samsung -o preço deve ser superior a US$ 40 mil (R$ 148 mil).

Outra estrela é a TV enrolável da LG. Sua tela 4K se recolhe e fica embutida em uma base, onde estão os alto-falantes. A marca diz que o sobe e desce resiste a pelo menos 50 mil ciclos. O objetivo é deixar o visual da sala limpo.

As imagens de alta definição não se limitam às televisões. As casas planejadas na CES 2019 têm geladeiras com visores coloridos.

A Samsung apresenta a atualização da linha Family Hub. O refrigerador traz mostrador semelhante a um tablet, que permite programar seu funcionamento. Também aceita comandos por voz por meio da assistente virtual Bixby.

Se os novos eletrodomésticos ganham "vida" na feira com a internet das coisas, os robôs ressurgem mais humanizados. A Samsung exibe sua linha de assistentes para casa.

Ainda sem data de lançamento, o Bot Care é programado para gerenciar a saúde do dono. Pode medir a temperatura, a pressão e emitir alertas sobre a hora de tomar remédios. Se alguém que está sozinho em casa passar mal, o robô entra em contato com familiares ou solicita socorro.

Os bichos de estimação também ganharam companhia virtual. A empresa Varam apresenta um robô para brincar com cães e gatos que passam o dia sozinhos.

O equipamento se move pela residência e estimula os animais a segui-lo. Um recipiente embutido libera petiscos para incentivar os bichinhos.

Já o dispositivo robótico da empresa californiana Foldimate não é fofo, mas convence pela utilidade. Sua função é dobrar roupas.

O protótipo dobra 25 peças em cinco minutos, segundo o material de divulgação. Seu software reconhece dimensões e mantém o mesmo padrão para uma camiseta infantil ou uma blusa tamanho GG.

De volta à cozinha, outra atração da CES é a lavadora de louças da empresa Heatworks. A máquina trabalha com quatro litros de água armazenados em um reservatório, o que dispensa encanamento e poupa recursos.

A lavadora compacta recebeu um dos prêmios de inovação distribuídos pela organização da feira de Las Vegas.