Polícia

Casal que levou bebê a hospital é identificado e será ouvido nesta quarta-feira

TNH1 com TV Pajuçara | 25/01/22 - 20h06
Delegado Nivaldo Aleixo está conduzindo as investigações | Reprodução / TV Pajuçara

A Polícia Civil já identificou o casal que levou uma bebê recém-nascida ao Hospital Santo Antônio, na Cambona, logo após tê-la encontrado abandonada em um lixão próximo ao Conjunto Virgem dos Pobres, na orla lagunar de Maceió, na madrugada desta terça-feira, 25. A neném não resistiu e faleceu no final da manhã. 

Em entrevista ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, o delegado Nivaldo Aleixo, do 3º Distrito Policial da Capital, que está investigando o caso, afirmou que vai ouvir as duas pessoas na manhã desta quarta-feira, 26. 

"No decorrer do dia investigamos e conseguimos localizar o endereço do casal, sendo que as pessoas não residem no mesmo endereço, são pessoas distintas. Como não se encontravam, porque estavam trabalhando, deixamos as intimações para que comparecessem aqui na delegacia amanhã às 10h. A primeira atitude que vou tomar logo que chegarem aqui é para eles irem comigo e os policiais e mostrarem qual foi o local onde foi encontrada a criança", explicou o delegado. 

Além disso, ele quer saber também o motivo desse casal estar naquela região no horário da madrugada. "Após isso, vou tomar o depoimento das pessoas e saber deles o porquê estavam naquela hora ali, como eles encontraram a criança, como levaram a criança ao hospital, o porquê de não terem procurado a delegacia. Uma série de indagações que serão dirimidas amanhã", declarou.

O corpo da bebê ainda segue sob os cuidados do hospital. "Ela se encontra ainda no hospital Santo Antônio, ali na Cambona. O médico está aguardando nós tentarmos localizar a mãe para sabermos o nome, para que ela não seja enterrada como indigente. Ainda está para ser feita a autópsia nessa criança para saber qual o motivo da morte dela. Amanhã espero que consigamos chegar a essa pessoa". 

O caso - Ainda envolvida em restos de tecido de placenta, a bebê tinha sido deixada enrolada em um pano num ponto crônico de lixo no Vergel do Lago. O resgate veio quando um casal passava próximo ao local na madrugada de hoje e acionou a polícia. A recém-nascida chegou a ser levada ao Hospital Geral Santo Antônio, localizado no bairro Cambona, onde foi reanimada e entubada. Na unidade, foi constatado que a criança era prematura e tinha aproximadamente 28 semanas. 

"Ontem por volta de 1h da manhã, eu estava de plantão e recebi o chamado através do pessoal de serviço social da maternidade Santo Antônio. Eles ligaram para fazer a denúncia: 'Olha, recebemos aqui na maternidade um bebê com cordão umbilical, com placenta, com tudo, trazido por um casal. Esse casal, inclusive, já está sendo orientado a fazer o BO'. Perguntei como estava a situação da criança. 'Já foi encaminhado, os médicos já estão fazendo os procedimentos para salvar a vida do bebê'. Comuniquei ao pessoal do serviço social que hoje, por volta das 8h da manhã, iríamos tomar as providências de questão de registro, fazer a notícia de fato ao Ministério Público e comunicar à Delegacia de Crimes Contra Crianças e Adolescentes, porque foi um abandono de incapaz. Estávamos providenciando tudo, mas infelizmente recebemos a notícia de que o bebê entrou em óbito", contou Valmenea Santos. 

O caso agora está sob investigação do 3º Distrito Policial da Capital.