Polícia

Caso Jonas: após investigação preliminar, policiais militares são afastados do serviço

Redação TNH1 | 09/12/20 - 17h57
Reprodução

Dois meses depois do desaparecimento do pedreiro Jonas Seixas, após uma abordagem policial, A Polícia Militar (PM) concluiu as investigações preliminares sobre o caso e determinou o afastamento dos três policiais militares que faziam parte da guarnição que abordou o pedreiro.

Também foi solicitada à Corregedoria da PM a instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para dar sequência à apuração do caso.

Na apuração inicial, presidida pelo comandante do Bope, coronel César Monte, foi constatado que houve falhas nos procedimentos dos policiais, a exemplo da ausência de mandado de prisão, a não confecção de um boletim de ocorrência, além do fato de os policiais supostamente terem “liberado” Jonas em um local indicado por ele. 

No último dia 1º de dezembro, seis policiais militares que estavam nas guarnições que participaram da abordagem no dia do desaparecimento de Jonas Seixas foram ouvidos, pela Corregedoria da PM.

Os militares contaram que deixaram Jonas ao lado do viaduto de Jacarecica, no Litoral Norte. Eles teriam passado pela Avenida Gustavo Paiva, depois pela Via Litorânea, até chegar ao viaduto.

Durante o depoimento, os PMs disseram que foi o próprio Jonas quem pediu para ser liberado nesse local, porque estava com medo de voltar à comunidade acompanhado dos policiais.

Foram analisadas as informações de georreferenciamento dos rádios de dois militares que atenderam diretamente a ocorrência e o roteiro descrito pelos militares foi confirmado.

Na tarde desta quarta-feira, 9, familiares e amigos de Jonas Seixas fizeram protesto no Centro de Maceió.  Pela manhã, a mãe de Jonas esteve reunida na Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), onde ficou definida uma reunião com a delegado geral da Polícia Civil, com o intuito de cobrar agilidade nas investigações. Outra definição foi a marcação de uma reunião com secretário de Segurança, coronel Lima Júnior.

 

Entenda o caso

Jonas Seixas desapareceu no dia 09 de outubro, quando foi visto pela última vez ao ser abordado por policiais militares, na comunidade Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho.

Durante a abordagem, segundo informações, a polícia informou que levaria Jonas Seixas até a Central de Flagrantes, no bairro do Pinheiro. Mas o homem, no entanto, não foi mais encontrado pela família.