Saúde

Casos de microcefalia registrados em Alagoas sobem para 42

24/11/15 - 17h42

 (Crédito: Imagem Ilustrativa)

(Crédito: Imagem Ilustrativa)

Atualizado às 18h56

Em nova nota divulgada nesta terça-feira, 24, a Sesau atualizou o número de casos de microcefalia notificados em Alagoas. Em aproximadamente, o casos registrados passaram de 18 para 42, no período compreendido entre o dia 1º de janeiro e 24 de novembro.

Segundo o documento, Maceió e Santana do Ipanema lideram a lista, com quinze casos cada. Palmeira dos Índios vem em seguida com três, Delmiro Gouveia com dois e Arapiraca com um. Três casos intrauterinos, ou seja, identificados através de ultrassonografia ainda durante a gestação, foram notificados, sendo um Arapiraca, um em Canapi e um em Girau do Ponciano.

LEIA MAIS

Com números diferentes do Estado, Ministério divulga dados sobre microcefalia em Alagoas

Guia: o que as gestantes precisam saber sobre a microcefalia?

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

MICROCEFALIA EM ALAGOAS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que as notificações recebidas pelo Cievs/AL, por parte dos municípios, até o fim da manhã desta terça-feira (24), dão conta do registro de 42 casos de microcefalia em Alagoas. Esses casos são referentes ao período de 1º de janeiro a 24 de novembro de 2015, incluindo os 3 casos existentes antes da implantação da notificação imediata, sendo:

 - 15 informados por serviços da capital;

- 15 informados por serviços de Santana do Ipanema;

- 3 informados por serviços de Palmeira dos Índios;

- 2 informados por serviços de Delmiro Gouveia

- 1 informado por serviço de Arapiraca

- 3 casos intrauterinos, identificados a partir de serviços que realizam ultrassonografia, sendo um de Arapiraca, um de Canapi e um de Girau do Ponciano.

A Sesau esclarece, ainda, que o Ministério da Saúde estabelece como caso de microcefalia para efeito de investigação:

- recém-nascido entre 37 e 42 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento igual ou menor que 33 cm;

ou

- recém-nascido com menos de 37 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento com 2 desvios padrão abaixo da média da normalidade.

Quanto a investigação dos casos, a Sesau informa que:

O Ministério da Saúde recomenda que, a partir do dia 19/11/2015, a ocorrência de microcefalia que se enquadra na definição de caso preconizada, seja registrada oportunamente no formulário de registro de eventos de saúde pública referente às microcefalias (RESP – Microcefalias), no endereço www.resp.saude.gov.br.

Todos os casos notificados que cumprirem a definição de caso suspeito de microcefalia deverão ser investigados para identificação da ocorrência de alteração do padrão de microcefalia em nascidos vivos.


A NOTIFICAÇÃO AO CIEVS NÃO ISENTA OS MUNICÍPIOS DE TAMBÉM REALIZAREM A NOTIFICAÇÃO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECÍFICO (SINASC), QUE É A BASE DE DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


A Sesau recomenda que:

É importante que as gestantes mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça ainda a orientação de não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções. Vale ressaltar que a microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.



Fonte: Sesau AL