Saúde

Cauan tem 'discreta melhora' no pulmão e segue com quadro grave, mas estável, diz família

G1 | 18/08/20 - 17h35

O cantor Cauan, da dupla com Cleber, apresentou um "discreta melhora" no pulmão e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Goiânia, segundo boletim divulgado na manhã desta terça-feira (18) pela família do artista. Se tratando da Covid-19, ele segue com quadro grave, mas estável.

O documento divulgado destaca ainda que Cauan apresentou "melhora clínica" desde a tarde de segunda-feira (17).

Após primeiro atendimento no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), ele foi transferido nesta madrugada para o Hospital Anis Rassi, ambos em Goiânia.

O boletim salienta que o cantor passou por uma tomografia nesta manhã, a qual mostrou "discreta melhora do comprometimento pulmonar". Desde que foi internado, ele já chegou a ter 70% do órgão comprometido. Cauan se mantém em oxigenioterapia contínua.

O texto enviado pela família diz que a melhora deixa todos "muito felizes e agradecidos a Deus" e pede que todos sigam orando por sua recuperação.

Vários artistas famosos, entre eles as duplas Simone e Simaria e João Neto e Frederico, publicaram mensagens de carinho e apoio ao artista no processo de recuperação.

Tratamento
Cauan começou a sentir sintomas do coronavírus em 7 de agosto, quando teve febre e dores no corpo. No último dia 10, o cantor fez o exame e, no dia seguinte, teve a confirmação da doença. Em 12 de agosto, ele precisou ser internado em um hospital particular de Goiânia.

Três dias depois, no último sábado (15), o sertanejo teve de ser transferido para outra unidade de saúde por precisar de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com coronavírus.

Antes da transferência para o Anis Rassi, o médico Wandervan Azevedo, que atendeu o sertanejo no IOG, disse que ele fazia uso de máscara de ventilação não invasiva para auxiliar a respiração, já que ela ocorre de maneira espontânea. De acordo com o último exame, 70% estavam comprometidos pela infecção. A família informa que Cauan não tem nenhum doença preexistente.

"Ele respira espontaneamente, mas faz uso de máscara de ventilação não invasiva. Houve melhora em alguns pontos, como a diurese que está boa, a pressão arterial está normal e a saturação melhorou. Fizemos aplicação de plasma de convalescente no sábado, e a resposta tem sido boa", explica o médico, que também é coordenador da UTI do IOG.

Familiares contaminados

João Luiz Máximo, pai de Cauan, também se contaminou com o coronavírus, segundo o empresário do artista, Cleiton Souza, e está assintomático. O irmão do sertanejo, Fernando Máximo, conseguiu se curar da doença no mês passado, após ficar 10 dias internado numa UTI.

O irmão do cantor é médico e secretário estadual de Saúde de Rondônia. Ele está em Goiânia para acompanhar de perto o tratamento de Cauan.

A namorada do cantor, Mariana Guimarães Moraes, também está infectada. Ela ficou alguns dias com o artista no hospital, sendo observada pela equipe médica junto com ele, mas foi liberada para se tratar em casa assim que Cauan precisou ser transferido para a UTI.