Brasil

Celebração de Casamentos unirá 11,9 mil casais no Brasil e em mais 43 países

Assessoria | 02/06/21 - 18h47

No dia 3/6, a Igreja Universal do Reino de Deus realizará a Celebração de Casamentos 2021. Além do Brasil, o evento também acontece em outros 43 países -- em alguns casos, em datas diferentes -- sempre respeitando os protocolos sanitários e as regras estabelecidas pelas autoridades locais para evitar a propagação da covid-19. 

Ao todo, 11,9 mil casais irão se unir na Celebração de Casamentos em templos da Universal, em todo o mundo -- número que se contrapõe à tendência de queda de uniões e aos elevados índices de divórcio. 

A solenidade não é destinada apenas a noivos, mas também a casais que vivem em união estável -- contudo, é necessário já estar casado no civil para poder participar. 

No Templo de Salomão, em São Paulo (SP), o evento ocorrerá às 20h, com 190  casais, e será conduzido por Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa da Record TV “Escola do Amor” e autores de best-sellers, como “Casamento Blindado” e “Namoro Blindado”. 

Em cumprimento aos protocolos sanitários, este ano, não haverá uma recepção festiva. A presença de público estará limitada à regra estabelecida pelas autoridades na data do evento, mas a cerimônia poderá ser acompanhada, ao vivo, pela plataforma de streaming Univer Vídeo. 

A Celebração de Casamentos acontecerá em 451 municípios localizados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Pandemia de divórcios

A pandemia da covid-19 trouxe novos desafios para os casais, que passaram a enfrentar o convívio mais intenso a partir do isolamento social obrigatório, além da crise econômica que atingiu as famílias. 

Houve um aumento de 15%, em 2020, no número de separações extrajudiciais no País – realizadas diretamente em cartório – comparado ao ano anterior. Além disso, o número de casamentos civis caiu 26% no mesmo período.

Renato e Cristiane lembram que os casais precisam aprender a se adaptar às mudanças impostas pela pandemia. 

“Existe a regra da sobrevivência que determina que quem se ajusta mais rápido, é mais bem-sucedido. Aquelas pessoas que resistem às mudanças tendem a ficar para trás, e não sobrevivem diante delas”, explica o apresentador da Record TV. “Quando você se adapta rápido, tem mais chances de sucesso -- e isso se aplica ao trabalho, à pandemia e ao convívio em casa.”

Para Cristiane, “estamos vivendo momentos em que as pessoas precisam ser mais compreensivas. Muitos casais estão com problemas. Não estão aproveitando e nem apreciando o fato de quem está ali é o marido e a esposa. Não é um colega de trabalho ou amiga da faculdade, mas sim a família que está ao seu lado”.

Desde 2014, a Celebração de Casamentos já uniu 66,5 mil casais.

Agenda: Celebração de Casamentos 2021
Data: 3/6
Horário: No Templo de Salomão, em São Paulo (SP), às 20h. Nas demais cidades brasileiras, às 18h.
Local: Em templos da Universal em 451 municípios dos 26 estados e do DF.  
No exterior, o evento acontecerá nos seguintes países: África Central, África do Sul, Alemanha, Austrália, Benin, Bolívia, Bonaire, Burundi, Costa do Marfim, Equador, Espanha, EUA (PT), EUA (ES), Filipinas, Gâmbia, Guiné-Bissau, Grenada, Ilhas Maurícius, Itália, Japão, Jamaica, Quênia, Lesoto, Libéria, Luxemburgo, Madagascar, Malawi, Moldávia, Namíbia, Nigéria, Nova Zelândia, Portugal, República Democrática do Congo, Santa Lúcia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Suriname, Suazilândia, Uganda, Venezuela, Zâmbia, Zimbabwe.