Brasil

Centauro fecha compra Nike no Brasil por R$ 900 milhões

Folhapress | 06/02/20 - 15h14
A Nike apresentou no sábado, modelos de uniformes do Brasil para a Olimpíada | Divulgação

A Centauro anunciou nesta quinta-feira (6) a compra da Nike no Brasil por cerca de R$ 900 milhões, informou a companhia em comunicado ao mercado. A operação depende de aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Na operação, a varejista fica com o capital de giro e o estoque da Nike no país, mas não leva determinados ativos, como direitos sobre propriedades intelectual. 

O grupo será o distribuidor exclusivo dos produtos Nike -incluindo vestuário, calçados, acessórios e equipamentos- e operador direto exclusivo do canal de venda eletrônico varejista por um período inicial de dez anos.

Por um período inicial de cinco anos, a Centauro também terá o controle das lojas físicas, podendo abrir e operar lojas Nike por todo o Brasil.

Em comunicado ao mercado, o grupo SBF, que controla a Centauro, afirma que a Nike do Brasil é responsável pelo comércio atacadista de produtos da marca no país. 

O grupo afirmou que pagará parte da operação com recursos próprios e que negocia com os bancos Santander, Itaú BBA e Bradesco BBI a estrutura de financiamento.

"Após o cumprimento de referidas condições ao fechamento, e concomitantemente à consumação da Compra de Quotas, a Nike do Brasil celebrará com a Nike o Contrato de Distribuição, Master Store Agreement, Contrato de Licença de Marca, Contrato de Serviços de Assessoria e Consultoria de Marketing e outros contratos auxiliares."