Saúde

Central de Triagem de Maceió amplia diagnóstico para Covid-19 com testes RT-PCR

Agência Alagoas | 24/02/21 - 15h52
Agência Alagoas

Ampliar o número de alagoanos testados e definir as melhores estratégias para continuar o combate à Covid-19 é frente contínua de atuação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). É com esse intuito que a Central de Triagem de Maceió, situada no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, garante à população a testagem para o novo coronavírus por meio RT-PCR.

Quando o paciente chegar à unidade, o protocolo seguido é a passagem pela pré-triagem, com verificação do nível de oxigênio no sangue, e, posteriormente, todos os sinais vitais são avaliados por um enfermeiro, que também monitora os sintomas gripais apresentados. Em seguida, o paciente passa por um médico, que faz o atendimento e solicita a realização do teste RT-PCR.

A diretora da Central de Triagem de Maceió, a enfermeira Maryana Costa, orienta que somente os pacientes apresentando sintomas gripais, entre três e sete dias, devem procurar a unidade de saúde. “As pessoas que estiverem com dores de cabeça, coriza, congestão nasal, perda de olfato e paladar, dores no corpo, diarreia, falta de apetite, febre, tosse, dor de garganta e vômito, devem procurar a Central de Triagem de Maceió, onde serão avaliadas pela equipe de saúde e submetidas ao RT-PCR”, explicou a diretora.

As amostras colhidas são encaminhadas para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e, após 48 horas, o paciente tem o resultado do teste. “Todos os pacientes são orientados a retornar à Central de Triagem com 48 horas para receber o resultado, e independentemente do teste ser positivo ou negativo, eles passam por uma reavaliação médica. O paciente positivo para o novo coronavírus sai da unidade de saúde medicado e com medicamentos para continuidade do tratamento”, disse Maryana Costa.

Alto número de testes 

A Central de Triagem de Maceió deu início à testagem com o RT-PCR no dia 18 de janeiro e já realizou 1.877 testes, com 1.120 resultados positivos para Covid-19 e 757 testes negativos para o novo coronavírus. Somente na terça-feira (23), passaram pelo RT-PCR 125 pessoas, e foram 105 pacientes positivos e apenas 20 testes negativos.