ChatGPT fora do ar? Ferramenta apresenta problemas nesta terça (10)

Publicado em 10/06/2025, às 09h54
Ivo Meneghel Jr/CanalTech
Ivo Meneghel Jr/CanalTech

Por CanalTech

O ChatGPT apresenta problemas na manhã desta terça-feira (10), de acordo com relatos enviados ao Downdetector e publicados no X. As falhas também foram confirmadas pela OpenAI durante a madrugada e são investigadas.

O problema não afeta o acesso ao ChatGPT, mas impede o recebimento de respostas. Ao enviar um comando, o chatbot retorna o erro "Hmm…something seems to have gone wrong" ou "Erro na transmissão da mensagem", acompanhado por um botão para repetir o envio e tentar novamente.

Em testes realizados pelo Canaltech, a plataforma não respondeu a comandos simples, como a mensagem “Olá!” enviada às 7h20, sem emitir erros. O mesmo ocorreu em tentativas posteriores com prompts curtos e outros mais elaborados.

Nas tentativas posteriores realizadas por volta de 8h30, no entanto, o chatbot começou a demonstrar os erros mencionados anteriormente em todas os envios.

Em nota, a empresa liderada por Sam Altman confirma que os usuários começaram a receber um grande volume de erros e um tempo de resposta maior tanto no ChatGPT quanto no Sora e nos serviços oferecidos via API.

Até o momento, o caso se encontra em investigação e não há prazo para resolução.

Usuários relatam falhas no ChatGPT

O Downdetector, plataforma colaborativa para informar se há problemas em serviços digitais, informa que o volume de notificações sobre problemas envolvendo a OpenAI começaram a subir por volta de 5h40 e atingiram o pico às 6h55. Das queixas, sete em cada dez mencionam o ChatGPT.

Também há sinais do incidente no Google Trends, que mostram tendências do buscador. Na última hora, segundo a plataforma, termos como “chatgpt fora do ar”, “chatgpt status”, “chatgpt esta fora do ar” e “chatgpt down” ganharam um aumento repentino de interesse.

No X, por sua vez, brasileiros indicam que o chatbot com IA não está funcionando. No geral, as reclamações envolvem erros, mas há quem diga que o sistema está completamente indisponível.

Gostou? Compartilhe