Chefe na PB, entregas e mandado de prisão: o que se sabe sobre refinaria de cocaína em Maceió

Publicado em 01/07/2026, às 11h12
Divulgação/SSP-AL
Divulgação/SSP-AL

por João Arthur Sampaio

Publicado em 01/07/2026, às 11h12

A Operação Faro, realizada entre 15 e 30 de junho, resultou na desarticulação de uma refinaria de cocaína em Maceió, com a prisão de um casal e a apreensão de drogas e maquinário. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima e revelou uma estrutura sofisticada para a produção de entorpecentes.

Durante a operação, foram encontrados cerca de 4 kg de cocaína, 1 kg de pasta base e insumos que poderiam render até 10 kg do produto final, avaliado em aproximadamente R$ 200 mil. O homem preso já tinha um mandado de prisão em aberto e fazia parte de uma quadrilha comandada por um chefe na Paraíba.

Os detidos foram levados à Central de Flagrantes e autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. As investigações prosseguem para identificar outros membros da quadrilha e suas atividades.

Resumo gerado por IA

Realizada entre os dias 15 e 30 de junho em conjunto com as secretarias estaduais de segurança pública, a Operação Faro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desmontou uma refinaria de cocaína na parte alta de Maceió na noite dessa terça-feira (30). Durante a ação, um casal foi preso na porta da casa onde o processo era realizado, e drogas e o maquinário utilizado na produção foram apreendidos.

Em entrevista à TV Pajuçara, o tenente-coronel Andrade detalhou que a Polícia Militar ficou de tocaia nos arredores da residência e prendeu os dois assim que saíram para realizar uma entrega. Eles estavam com o entorpecente escondido dentro de uma mochila e alegaram que o restante do material estava dentro do local.

“Chegamos até eles por meio de uma denúncia anônima. Toda equipe foi surpreendida com a estrutura. Tinha uma prensa que pesava cerca de duas toneladas, e que daria para refinar grandes quantidades de cocaína. Precisamos de um guincho para apreender o maquinário”, relatou Andrade.

Segundo ele, o homem preso já tinha um mandado de prisão em aberto e o casal integra uma quadrilha, que é comandada por um chefe que mora na Paraíba, identificado apenas como Williams Felipe. “O suspeito detido recebe várias transferências via pix pelo trabalho de armazenamento, refinação e distribuição. Nas anotações dele constava que, nesta semana, ele fez a entrega de mais de 30 kg da droga”.

A função do homem, de acordo com o que contou à PM, era apenas refinar e fazer a entrega para as pessoas indicadas pelo Williams.

Após buscas na residência, foram apreendidos aproximadamente 4kg de cocaína, 1kg de pasta base, 6,4kg de insumos para produção da droga, uma prensa hidráulica, liquidificador industrial, balanças de precisão, moldes, embalagens, fitas adesivas, luvas, quatro aparelhos celulares e diversos materiais utilizados na fabricação e comercialização de entorpecentes.

O tenente-coronel explicou ainda que com somente um quilo da pasta base é possível render até 10 kg do entorpecente - o que seria avaliado em cerca de R$ 200 mil. As investigações continuam para saber o resto da composição da quadrilha.

A prisão

Os suspeitos foram levados à Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins, juntamente ao material apreendido. Eles foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, tráfico relacionado à fabricação e entorpecentes e associação para o tráfico.

Gostou? Compartilhe