Alagoas

Chuvas: rios de Alagoas ultrapassam cota de transbordamento e deixam cidades em alerta

Redação TNH1 | 01/07/22 - 15h34
Reprodução

O monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu nesta sexta-feira, 1º, alerta para aumento de nível dos rios e possibilidade de transbordamento em pelo menos seis cidades de Alagoas. 

O nível do Rio Mundaú e de seus principais afluentes nas cabeceiras ultrapassaram as respectivas cotas de atenção nos municípios de Canhotinho – PE, Palmeirina – PE, Santana do Mundaú e São José da Laje, em Alagoas, segundo o alerta. "A tendência é de elevação nas próximas horas, atingindo a cota de transbordamento nos municípios de Santana do Mundaú e São José da Laje". 

A reportagem do TNH1 recebeu vídeos que mostram o aumento da correnteza e o transbordamento do riacho Quebrangulinho em Quebrangulo e do rio Canhoto em São José da Laje. Veja abaixo:

De acordo com a Semarh, os municípios de União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo necessitam de atenção, pois existe a tendência de elevação considerável do Rio Mundaú, podendo ultrapassar a calha do rio entre a tarde e noite desta sexta-feira. 

O nível do Rio Jacuípe ultrapassou a cota de atenção no município de Jacuípe às 11h desta sexta-feira, 1º. A tendência nas próximas horas é de elevação, com necessidade de monitoramento contínuo do município de Jacuípe. Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com risco de transbordo de suas respectivas calhas.

A Semarh afirma que existe risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos das regiões ambientais do Litoral (incluindo a região metropolitana) e da Zona da Mata, devido ao acúmulo de chuva das últimas horas. Há possibilidade de elevação substancial do Rio Traipu nas regiões do Agreste e Sertão Alagoano.

O TNH1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que afirmou ainda não ter sido acionado para ocorrências nessas regiões. A Semarh e a Defesa Civil do Estado seguem monitorando os municípios. 

Inmet - A previsão de chuva para as regiões de Alagoas segue com alertas emitidos nesta sexta-feira, 1º, pelo Instituto Nacional de Meteorologia para 75 cidades. Foram feitos alertas de acumulado de chuva nos níveis amarelo e laranja, que indicam perigo potencial e perigo, respectivamente.