Interior

Chuvas: Roteiro é mais um município de AL a decretar situação de emergência

TNH1 | 07/05/24 - 15h20
Reprodução/Rede Social

O município de Roteiro foi mais um que decretou situação de emergência devido às chuvas intensas que caem no estado há mais de um dia. Jequiá da Praia, também no Litoral Sul alagoano, divulgou decreto de situação de emergência nesta manhã, após o número de desabrigados ou desalojados chegar a 44. O total de pessoas afetadas é de 89.

O prefeito de Roteiro Alysson Reis Sardinha considerou que as fortes chuvas causam prejuízo para toda a população, com situações de deslizamento de encostas e desabamento de casas, e por isso, é necessário salvaguardar a integridade das famílias, principalmente as que residem em área de risco. O município também entendeu que a chuva pode persistir por mais tempo e já excedeu mais de 100 mm, considerada de grande volume de água.

No documento assinado pelo gestor, ficou decretada situação de emergência em toda a área de Roteiro enquanto perdurarem os efeitos da precipitação pluviométrica. Também ficam convocados todos os órgãos municipais para atuarem em ação conjunta e em período integral, sob a coordenação do prefeito, nas ações de resposta ao desastre e a reabilitação do cenário municipal.

As autoridades administrativas ficam autorizadas, em caso de risco iminente, a: adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; usar da propriedade particular, no vaso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano; e proceder o alojamento e acolhimento de desabrigados, provisoriamente, em Escolas da Rede Pública Municipal. Será responsabilizado o agente público que se omitir de suas obrigações e de seu dever de prestar socorro.

Em função das fortes chuvas, ficam suspensas as aulas em todas as escolas da rede municipal pelas próximas 48 horas. O decreto entrou em vigor na data de publicação.

A Defesa Civil Estadual esteve na cidade durante a manhã e acompanhou a situação. "Ao lado da Defesa Civil do Estado e das Secretarias de Assistência Social, Infraestrutura e Meio Ambiente em busca de solução para os transtornos das áreas do nosso município afetadas pelas fortes chuvas", disse o prefeito Alysson Reis Sardinha.