Cinema

Cineasta italiano Franco Zeffirelli morre aos 96 anos

Folhapress | 15/06/19 - 11h41
Reprodução/MSN

O cineasta italiano Franco Zeffirelli, 96, morreu neste sábado (15) em sua casa em Roma, informou a imprensa local citando fontes da família.

Zeffirelli morreu em decorrência de uma longa doença que se agravou nos últimos meses. O cineasta era considerado o último de uma geração consagrada, que surgiu na Itália após a Segunda Guerra Mundial e incluía Federico Fellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica.

Nascido em Florença em 1923, Zeffirelli dirigiu mais de 20 filmes. Em 1967, seu longa "A Megera Domada", estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor figurino e direção de arte.

O cineasta se consagrou com "Romeu e Julieta" (1968), sucesso de crítica e de público. O longa, protagonizado por Leonard Whiting e Olivia Hussey, foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, direção, fotografia e figurino -venceu nas duas últimas.

Zeffirelli adaptou também outras obras de Shakespeare -como "Hamlet" (1992), que teve Mel Gibson e Glenn Close no elenco- e dirigiu mais de 30 óperas e peças de teatro.