Cinegrafista que agrediu repórter com cabeçada antes de debate é demitido

Publicado em 10/08/2026, às 09h27
Reprodução
Reprodução

Por Redação

Um cinegrafista foi demitido pela Globo após agredir o jornalista Igor Carvalho com uma cabeçada durante um debate eleitoral em São Paulo, gerando repercussão negativa sobre a violência no ambiente de trabalho da imprensa.

Carvalho, que sofreu uma possível fratura no nariz, expressou sua indignação, afirmando que a agressão reflete um momento crítico para a liberdade de imprensa no país.

A Globo e a Band repudiaram a violência, com a emissora de TV informando que rescindiu o contrato do cinegrafista, enquanto Carvalho planeja registrar um boletim de ocorrência sobre o incidente.

Resumo gerado por IA

A Globo informou que demitiu o cinegrafista que agrediu com uma cabeçada, nesse domingo (9), o jornalista Igor Carvalho, do Brasil de Fato, pouco antes do primeiro debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, na Band.

Carvalho contou que tudo começou após trombadas do cinegrafista e uma breve troca de ofensas entre os profissionais. "Abaixei a cabeça para pegar umas anotações, ia procurar outro espaço, quando levantei a cabeça tomei uma cabeçada", disse o jornalista ao UOL enquanto aguardava atendimento médico com suspeita de fratura no nariz.

"Caí desnorteado. Quando me dei conta, já havia seguranças e paramédicos próximos" relatou o jornalista. Nas redes, Igor informou estar bem, agradeceu à Band pelo suporte e afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência.

"A revolta é maior do que qualquer dor física." "Sofrer esse tipo de violência durante um debate eleitoral é um absurdo e dá a dimensão do tempo em que vivemos", desabafou Igor.

Em nota, a Globo afirmou que repudia qualquer forma de violência. "Após analisar os fatos relacionados ao episódio, a empresa rescindiu o contrato do profissional envolvido, que atuava como prestador de serviço temporário", informou a emissora.

A Band, responsável pelo debate, também lamentou o ocorrido. "A emissora repudia qualquer forma de violência e informa que a pessoa atingida recebeu atendimento imediato da equipe médica, enquanto o agressor foi prontamente retirado das dependências da empresa."

Já o Brasil de Fato afirmou que repudia a agressão sofrida pelo repórter. "O Brasil de Fato reforça que o exercício da atividade jornalística deve ser protegido. Agressões a profissionais de imprensa configuram ataque à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade à informação", disse em nota.

O UOL não conseguiu localizar o cinegrafista demitido. O espaço está aberto para manifestação.

Veja vídeo:

Gostou? Compartilhe