Cinema

Cinema alagoano se despede da produtora executiva Valeska Leão

Assessoria/Núcleo Zero | 16/02/19 - 16h59

Despediu-se, na tarde da sexta-feira (15), a relações públicas e produtora executiva Valeska Rodrigues Leão, de 45 anos. Natural de Maceió, “Val”, como era carinhosamente chamada pelos amigos e familiares, construiu um legado de relações afetuosas, capricho e perfeccionismo profissional por onde passou.

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas, atuou em empresas como ProMarca, Multimídia e RP Eventos, antes de integrar a equipe do estúdio de criação Núcleo Zero, onde assumiu a produção executiva de uma série de projetos cinematográficos.

Filha de Marilene Leão e Alberto Leão, deixa também seus irmãos Alberto, Geraldo e Flávia; seu esposo Werner Salles Bagetti, que é cineasta; e o filho do casal, Gabriel Leão, de 15 anos. Valeska sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 14 de janeiro.

Colega de trabalho nos tempos da RP, a também relações públicas Simone Benchimol foi uma das muitas pessoas que passaram por sua vida para se tornar uma grande amiga.

“Valeska foi a amiga de todas as horas. Preenchia todos os espaços com sua alegria e generosidade e nunca deixou a inércia tomar conta da sua vida. Íntegra, justa e leal, ela me deu a honra de tê-la como amiga de trabalho por cerca de 10 anos. Profissional ética e competente em tudo que se propunha a fazer, Valeska partiu levando sua luz e deixando em cada um que ela conheceu um pouco do seu brilho. Gratidão, minha amiga, por todos os momentos, risos e lágrimas que dividimos. Te amo pra sempre!”

CARREIRA PROMISSORA

Na nova carreira trilhada no audiovisual, Valeska ocupou posição histórica no cinema alagoano ao comandar a produção executiva de Cavalo, primeiro longa-metragem contemporâneo feito no estado. O know-howacumulado na experiência promissora colocou seu nome como uma referência para a função, num momento de grande desenvolvimento do setor. Enquanto finalizava a prestação de contas do filme, já dava início ao trabalho em dois outros projetos de longas-metragens.

Parceira na equipe, Ana Paula Oliveira de Araújo, controller egressa de longas nacionais como Acqua Movie e Pendular, relata como foi compartilhar os dias ao lado de Val.

“Trabalhar com Valeska no longa-metragem Cavalo foi uma agradável surpresa, de conhecer uma profissional competente, talentosa e humana. Ela era o equilíbrio da equipe e fazia isso com muito bom humor e sempre com sorriso no rosto. Perdi uma grande amiga e sobretudo uma parceira profissional”, diz ela.

O mesmo sentimento foi vivido pela assessora contábil paraibana Keila Regia Oliveira (dos filmes Seu Amor de Volta – Mesmo que ele Não Queira e Ambiente Familiar).

“Trabalhar com Valeska Leão foi uma experiência fantástica. Um mix de profissionalismo, competência e carisma. No final, terminamos amigas e companheiras.”

Entre os trabalhos com o toque especial de Valeska, estão os documentários Interiores ou 400 Anos de Solidão e Jangada de Pau, as animações Dialetos e João Urso, e o projeto Narrativas em Movimento, contemplado no programa Rumos Itaú Cultural.

O corpo de Valeska está sendo velado na capela 04 do Cemitério Parque das Flores. O sepultamento acontecerá às 16h deste sábado (16).