Saúde

Cirurgião plástico apresenta dicas para perder peso de forma saudável

12/05/16 - 15h41

Muito provavelmente você deve fazer parte do imenso grupo de mulheres que, diariamente, realiza esforços para conseguir um corpo considerado perfeito. É claro que o tema beleza, por si só, nos gera grandes questionamentos sobre haver ou não um tipo de padrão considerado o mais bonito. Você, por exemplo, o que acha?

Poderia responder primeiramente que beleza é algo bastante subjetivo. Acontece que não importa o tipo de corpo e nem o tom do cabelo, todas as mulheres querem se sentir bem consigo mesmas e, é nesse momento que se inicia a busca por melhorar algo. Grande parte das mulheres, quando perguntadas o que desejam mudar, quase sempre respondem que querem perder alguns quilinhos. 

Mas como emagrecer de forma saudável? 

Diariamente somos bombardeadas com dietas mirabolantes e que prometem emagrecimento rápido. Essas dietas milagrosas podem até funcionar nos primeiros quatro dias. Porém, em seguida nosso organismo simplesmente não aguenta tamanho sofrimento com as restrições alimentares. É possível emagrecer de forma saudável, sem pressa apenas fazendo algumas substituições no cardápio. 
Sendo assim, procure evitar seguir regimes alimentares que apenas prejudicam a saúde, fazendo com que você volte a engordar novamente assim que finalizar a dieta. É fundamental optar por um emagrecimento saudável, que atue na manutenção da saúde, proporcionando bem-estar físico e emocional 

Como ter uma alimentação saudável?

Bem, antes de mais nada é preciso deixar claro que você não precisa nesta etapa inicial da sua reeducação alimentar cortar todos os alimentos que aprecia. Por exemplo: aquele chocolate de vez em quando não é o grande responsável pelo ganho de peso. O grande problema é que, muitas vezes, comemos de forma errada na maior parte da semana, não praticamos atividades físicas e engordar é simplesmente a somatória disso tudo. 


Sendo assim, não corte alguns alimentos que você gosta, mas diminua a quantidade. 

Para se alimentar de forma saudável faça um planejamento das refeições e alimentos que você aprecia. Se trabalha fora, por exemplo, é fundamental que procure preparar sua comida para poder comer no trabalho. Nosso maior erro quando queremos perder peso é não preparar as refeições e, quando chega o momento da fome, acabamos escolhendo os alimentos que já estão prontos em nossa frente, e na grande maioria das vezes são os alimentos errados ou muito calóricos. 

Alimentos amigos 

Se você vai começar a reeducação alimentar, faça uma lista e vá ao supermercado para comprar apenas os alimentos que você irá utilizar nessa nova empreitada.
Nessa lista você pode incluir: frutas, como maçã, banana, uvas, laranja, morango e pera. Na sessão de verduras você pode optar por cenoura, mandioquinha, chuchu, batata doce, abobrinha e beterraba 

Escolha os carboidratos complexos, como pães integrais, arroz integral e sete grãos, milho, quinoa, aveia, entre outros. Invista bastante nos alimentos ricos em fibras, pois além de saudáveis eles ajudam a regular o intestino. 

Bem, agora que você já sabe o que pode comer, vale ressaltar os alimentos que precisam ficar de fora do seu cardápio. Principalmente nas duas primeiras semanas de reeducação alimentar, que são as mais importantes e decisivas para o seu organismo assimilar a mudança, deixe de lado os alimentos industrializados, como refrigerantes, bolachas recheadas, sanduíches, enlatados e os chamados fast foods. Reduza ou, se possível, corte o consumo de açúcar branco. Beba pelo menos dois litros de água por dia para deixar o seu organismo saciado e hidratado por mais tempo. 

Abuse dos chás 

Os chás são bebidas nutritivas e que auxiliam o corpo na eliminação de toxinas . Inclusive, alguns são termogênicos e ajudam o organismo a eliminar gorduras. Por isso, se você quer emagrecer de forma saudável, pode incluir chá verde, hibisco, chá de gengibre, chá de amora, de cavalinha, camomila, entre outros 
Tome uma xícara de chá antes de dormir para ajudar na digestão do jantar e, também, fazer você descansar melhor. 

Tomada de consciência 

Emagrecer e se sentir bem é também uma questão de mudança de consciência e atitude. Antes de iniciar um processo de emagrecimento você precisa refletir sobre qual é a melhor maneira de enfrentar essa jornada Antes de tudo, tenha em mente que a necessidade de emagrecer precisa ser, antes de mais nada, uma questão de saúde. 

Um corpo mais saudável responde mais facilmente aos impactos e necessidades diárias e do cotidiano cada vez mais exigente. Querer melhorar não é algo errado e deve ser buscado, desde que você também se respeite e se aceite. 

Quando tomamos maior consciência de quem somos, e como podemos melhorar, automaticamente passamos a experimentar os processos com mais calma e facilidade. Dessa forma, emagrecer pode se tornar um desafio positivo e não algo tortuoso. Aliás, não deve ser assim senão os resultados certamente não acontecerão. 

A importância dos exercícios físicos

Inclua em sua agenda um período do seu dia para poder praticar alguma atividade física . Você pode começar com uma caminhada leve perto do seu bairro. Escolha uma playlist que lhe agrade para te fazer companhia durante a atividade, e você vai notar o quão estimulante pode ser fazer um exercício. 

Cirurgias que auxiliam no processo 

Apesar de não terem foco específico no emagrecimento, as cirurgias plásticas como a lipoaspiração e abdominoplastia atuam especificamente na eliminação de gordura e modelagem do abdômen. 

Sendo assim, esses procedimentos cirúrgicos são excelentes para quem deseja melhorar a aparência da região do abdômen, deixando-o mais lisinho e esbelto. 

A abdominoplastia é indicada geralmente quando a paciente tem excesso de gordura e flacidez na barriga, como por exemplo, após uma gestação. Nesses casos, esse procedimento cirúrgico se torna muito mais eficiente do que apenas uma lipoaspiração
Já a lipoaspiração , ao contrário da abdominoplastia, pode ser realizada em qualquer parte do corpo onde a paciente queira eliminar a gordura que está localizada. Comece agora a cuidar de você e melhor sua saúde e autoestima! 

Sobre o Dr. Daniel Borges: 
O Dr. Daniel Borges é um renomado cirurgião plástico em Belo Horizonte ? Minas Gerais, altamente considerado na cidade e regiões do entorno. Especializado em procedimentos estéticos e reparadores, o Dr. Daniel tem suas certificações pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, como medicina, e residência médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Belo Horizonte e em Cirurgia Plástica pela FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).

Além disso, o Dr. Daniel também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), O único órgão reconhecedor da formação de cirurgiões plásticos no Brasil. Com sua experiência em diferentes hospitais de renome, como Mater Dei, SOCOR, Vera Cruz, e João XXIII, ele é um cirurgião plástico em BH com muito reconhecimento por parte de seus pacientes, por conta do seu histórico de trabalho de sucesso