Saúde

Com 50% do estoque necessário, Hemoal faz coleta de sangue na Gruta de Lourdes

Ascom Sesau | 14/09/21 - 11h17
Carla Cleto

Com apenas 50% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, promove coleta de sangue na Clínica CID Saúde, situada no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta de Lourdes. A ação acontece nesta terça-feira (14), até às 16h e tem como propósito estabilizar o estoque do órgão, que dispõe de 151 bolsas de sangue, mas deveria dispor de, no mínimo, 300.

Através da coleta externa, serão captadas bolsas de sangue para atender a demanda transfusional das 56 cidades I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba. Com a iniciativa, o Hemoal Maceió facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue e não podem se deslocar até a sede do Hemoal Maceió, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche.

Exigências – Para se candidatar à doação de sangue, além de estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. E para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente. Com relação aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.

De acordo com portaria do MS, os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.