Eleições

Com 58,64% dos votos, JHC é eleito prefeito de Maceió em segundo turno

Redação TNH1 | 29/11/20 - 19h34
Itawi Albuquerque/TNH1

João Henrique Caldas, o JHC, do PSB, foi eleito prefeito de Maceió, neste domingo (29), para o mandato de 2021 a 2024. 

Com 222.147 votos, o que equivale 58,64%, JHC chega à prefeitura de Maceió tendo como vice o ex-governador do estado, Ronaldo Lessa, do PDT. JHC venceu em todas as 5 zonas eleitorais da capital.

O ex-procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar, do MDB, obteve 156.704 votos, 41,36 do total de votos válidos.  

CLIQUE AQUI E VEJA O RESULTADO COMPLETO DO SEGUNDO TURNO EM MACEIÓ

Quem é JHC

João Henrique Holanda Caldas é advogado, especialista em Direito Digital e Compliance com mestrando em Gestão Pública. 

Foi o candidato a deputado federal mais votado em Alagoas nas eleições de 2014, exerceu a função de Terceiro-Secretário da Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil, no biênio 2017-2019.

Nas eleições gerais de 2018, foi candidato à reeleição, sendo o Deputado Federal mais bem votado do Brasil proporcionalmente.

Ingressou na Assembleia Legislativa de Alagoas com 23 anos.

Nas eleições de 2016, ficou em terceiro lugar como candidato a prefeito pelo PSB, obtendo 21,78% dos votos válidos 

Prêmio - Em 2016 JHC recebeu o prêmio de melhor parlamentar de Alagoas e um dos melhores do país segundo o Congresso em Foco e o Atlas Político.

JHC foi eleito com quase 60% dos votos/ Foto: Itawi Albuquerque/TNH1

Programa de governo

Em sua plataforma de governo para a capital alagona, o novo prefeito enfatiza alguns eixos de sua gestão: "bem-estar, o empreendedorismo, a inclusão e a eficiência constituem quatro dimensões do que desejamos para Maceió do século XXI", diz o texto introdutório do plano de governo.

"Cerca de 75% de toda a população residente no município de Maceió é pobre ou muito pobre. Esse patamar de carência material e pobreza socioeconômica afeta a dignidade, a esperança e compromete o bem-estar. Compromete todas as esferas da vida, dificultando a promoção e o exercício da cidadania, dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito. Temos o dever, unidos e solidários, de promover um ciclo de inclusão social em Maceió, lançando mão da inovação governamental, da eficiência na gestão e da construção de parcerias com governos, empresas e entidades da sociedade civil organizada", diz outro trecho do texto do Plano de Governo, disponibilizado no site do candidato na internet. 

Clique aqui e conheça o programa de governo de JHC na íntegra.