Interior

Com aumento de casos, chegada de ônibus interestaduais preocupa população de Arapiraca

Eberth Lins | 06/06/20 - 07h00
Foto: Reprodução

A chegada de ônibus interestaduais em Arapiraca tem preocupado cada vez mais os moradores do Agreste alagoano. Os veículos chegam à cidade ao menos três vezes por semana, trazendo passageiros de diversos estados.

De acordo com a Prefeitura, a maioria dos passageiros é natural da região, que estava morando fora e agora volta com medo do avanço da pandemia do coronavírus nas grandes cidades, a exemplo de Rio de Janeiro e São Paulo.

Veja um vídeo enviado por um morador ao TNH1:

Em entrevista ao TNH1, no último dia 27, o secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães, atribuiu o aumento dos casos de coronavírus na cidade ao trânsito de pessoas, visto que o município é um centro de comércio e serviços na região Agreste, e também à chegada de passageiros vindos do Sudeste nesses ônibus.

 “Essas pessoas estão chegando aqui em ônibus regulares e também de forma clandestina. Nós, da Prefeitura, temos tentado acompanhar por meio da Vigilância Sanitária e já houve caso em que foi preciso fazer uso da força policial para que as pessoas cumprissem a quarentena”, disse o secretário acrescentando que é de conhecimento casos de pessoas que largaram tudo em outros estados para fugir da Covid-19.

À Radio Pajuçara FM Arapiraca (101,9 MHz), o coordenador de Vigilância Sanitária da cidade, Edilson Melo, disse, no último dia 12, que o Município estava monitorando os passageiros vindos nesses ônibus.

“Fazemos a verificação da temperatura e, em casos de passageiros com febre e sintomas da doença, já são encaminhados para as unidades sentinelas, de onde saem com orientação e medicamentos”, informou.

Ainda segundo o coordenador, o Município notificou as empresas regulares que trazem passageiros, para que informem os dias e horários da chegada dos ônibus.

Covid-19 em Arapiraca

Conforme último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde de ontem (05), Arapiraca contabiliza 516 casos de Covid-19 e 19 óbitos causados pela doença.