Futebol Nacional

Com polêmicas, Corinthians bate Palmeiras nos pênaltis e é campeão

08/04/18 - 18h25
aw Image/Folhapress

Em uma final que teve gol, nervosismo, discussões entre os jogadores e uma grande polêmica causada pela arbitragem o Corinthians foi campeão paulista pelo segundo ano consecutivo.

A equipe venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque neste domingo (8), gol de Rodriguinho e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o clube de Parque São Jorge ganhou por 4 a 3 . Cássio defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima. Foi o 29º título estadual do Corinthians, o maior vencedor da competição. Foi a sexta conquista neste século.

O time alvinegro precisava vencer por dois gols de diferença após perder a primeira partida por 1 a 0, realizada no último dia 31, no Itaquerão. A conquista foi a terceira de Fabio Carille em menos de dois anos no comando do time do Parque São Jorge. No ano passado, o treinador comandou a equipe nas conquistas do Paulista e do Brasileiro. O jogo teve uma grande polêmica.

Aos 26 minutos do segundo tempo, o árbitro Marcelo Aparecido de Souza marcou pênalti de Ralf em Dudu. No entanto, árbitro adicional Alberto Poleto Masseira, que fica na intermediária, avisou o juiz que não houve  toque do volante corintiano no atacante. A partida ficou paralisada por quase dez minutos.
Souza voltou atrás e deu escanteio. Os jogadores do Palmeiras se revoltaram e houve princípio de tumulto entre os atletas que estavam nos bancos de reservas das duas equipes. Não está claro como Masseira percebeu que não havia acontecido a infração.

A Federação Paulista de Futebol não utiliza árbitro de vídeo em suas competições. Com o título, o Corinthians também manteve a supremacia diante do rival no Allianz Parque, inaugurado em 2014. Dos cinco jogos já realizados no local, o clube obteve três vitórias e um empate. O adversário triunfou uma única vez. As duas equipes ainda têm pela frente neste ano a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

O JOGO

Mesmo com a vantagem do empate, o Palmeiras não mudou sua postura e começou marcando o Corinthians no campo de ataque, estratégia utilizada e com sucesso em clássicos desta temporada.
A equipe, porém foi surpreendida. Com menos de 2 minutos, Mateus Vital, 20, escapou pela direita, deixou o zagueiro Antônio Carlos e cruzou para trás. Rodriguinho finalizou, a bola desviou em Victor Luís e entrou. Com o gol, o Corinthians recuou e esperou o rival ter iniciativa da partida. Mesmo assim, a equipe de Carille levou perigo com as jogadas do lado esquerdo do campo com Vital, que deu muito trabalho para Marcos Rocha e Antonio Carlos.

O time alviverde só acertou a marcação no setor após os 20 minutos. 
Apesar dos contra-ataques perigosos do Corinthians, o Palmeiras foi melhor na etapa inicial, mas não conseguia penetrar na área adversária. As melhores chances foram em um arremate de Willian e numa cabeçada de Borja após cobrança de lateral de Marcos Rocha. O camisa 2 também teve uma boa oportunidade, mas chutou em cima de Cássio. Na etapa complementar, Roger voltou com Keno no lugar de Willian.

O Palmeiras se manteve no campo de ataque, mas não encontrava espaço. Na metade do segundo tempo, o clube tinha 70% de posse de bola, contra 30% do rival, que tentava se defender e achar um contra-ataque, o que não aconteceu. Carille colocou Sheik no lugar de Jadson, cansado. 

O Palmeiras teve excelente chance de empatar após uma boa jogada de Keno e cabeceio para fora de Thiago Santos nos acréscimos.
O Corinthians quase decidiu o título minutos depois, quando Sidcley entrou sozinho na área e chutou para fora.

PALMEIRAS
Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins, Victor Luis; Bruno Henrique (Thiago Santos), Moisés, Lucas Lima; Dudu, Borja (Deyverson), Willian (Keno) T.: Roger Machado

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique, Sidcley; Ralf, Maycon, Jadson (Emerson Sheik), Rodriguinho (Danilo); Romero, Mateus Vital (Lucca). T.: Fábio Carille

Estádio: Estádio Allianz Parque, em São Paulo
Juiz: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Público: 41.227 pagantes
Renda: R$ 4.001.277,68
Cartões amarelos: Dudu e Moisés (Palmeiras); Cássio, Romero, Fagner, Balbuena e Rodriguinho (Corinthians)
Gol: Rodriguinho, a 1min do primeiro tempo