Brasil

Com temporal e alagamentos, Rio entra em estágio de atenção; previsão é de chuva até quarta

G1, no Rio de Janeiro | 02/01/21 - 14h21
Reprodução/TV Globo

O Município do Rio entrou em estágio de atenção às 10h45 deste sábado (2), por causa de temporais, que deixaram vias alagadas nas zonas Sul e Oeste.

O estágio de atenção é o terceiro grau em uma escala de cinco níveis, que serve para orientar a população e os serviços públicos.

O grande volume de chuva concentrado levou a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil a acionar, a partir das 11h03, 21 sirenes em nove comunidades: Rocinha, Chácara do Céu, Barão, Juramento, Morro do Céu, Pretos Forros, Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Ouro Preto.

Até a última atualização desta reportagem, não havia registros de deslizamentos ou de vítimas.

1 mm de chuva por minuto

A chuva mais forte começou às 10h na Zona Sul do Rio. Em 15 minutos, caíram 15 milímetros de água no Jardim Botânico, alagando ruas, como a Pacheco Leão.

No mesmo horário, na Rocinha, correntezas se formaram na Estrada da Gávea e em vielas morro abaixo.

Às 11h, uma pancada caiu sobre São Conrado, inundando meia pista da Autoestrada Lagoa-Barra.

Por volta das 12h30, um bote dos bombeiros resgatou uma mulher e o cachorro dela de uma rua alagada no Campinho, na Zona Norte.

Paes no COR

O prefeito Eduardo Paes foi ao Centro de Operações Rio acompanhar os efeitos da chuva.

"Nossa preocupação é ter o time atento, Secretaria de Conservação, Comlurb, todo mundo mobilizado, para dar as respostas o mais rápido possível", disse.

Há alerta de mais temporais para todo o RJ para o sábado. A Climatempo destacou que ao longo do dia estão previstas mais pancadas intensas e que o tempo permanecerá chuvoso pelo menos até quarta-feira (6).

Estão previstos pelo menos 80 mm de chuva em média na Região Metropolitana. Isso é praticamente metade da média de chuva para todo o mês de janeiro.

O excesso de nebulosidade também vai fazer com que a temperatura fique mais baixa para os padrões do verão: a máxima não deve passar dos 27 graus, e de noite os termômetros marcarão 20°.

No domingo (3), ainda pode chover bastante no RJ, sobretudo nas áreas mais ao centro-norte do estado.