Saúde

Começam obras para construção da UPA Santa Maria, no Cidade Universitária

Agência Alagoas | 25/02/21 - 12h54
Agência Alagoas

As obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no Conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió, começaram nesta quinta-feira (25), após a ordem de serviço dada pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. O equipamento é do tipo III e está orçado em R$ 6,2 milhões. Ainda durante a solenidade, o chefe do Executivo revelou que Alagoas pode ganhar o Hospital do Idoso, o décimo hospital em oito anos de governo. 

Renan Filho afirmou que, com a autorização para o início das obras da UPA de Santa Maria, o Governo do Estado dá sequência ao plano de ampliação da rede de Unidades de Pronto Atendimento em Maceió, que já possui quatro em funcionamento (Benedito Bentes, Trapiche, Jacintinho e Tabuleiro) e duas em construção: uma no Jaraguá e a outra iniciada nesta quinta-feira.

"Estamos iniciando hoje aqui a construção da UPA da Santa Maria, uma unidade muito importante, porque essa é a região que mais cresce populacionalmente, no momento, em Maceió. Trata-se de uma área de expansão do Programa Minha Casa, Minha Vida, já há alguns anos", destacou o governador.

Assim como as UPAS do Jacintinho, do Tabuleiro do Martins e de Jaraguá, a unidade de Santa Maria será construída com recursos próprios do Governo de Alagoas, que também garantirá o custeio do equipamento de saúde.

Com capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês, a UPA de Santa Maria deve ficar pronta em 120 dias, quando será entregue à comunidade.

A dona de casa Nilda Borges, 42 anos, comemora a instalação. Sem a UPA, ela revela que precisa se deslocar ao Tabuleiro do Martins para ser atendida. "Eu, agora, se precisar, vou ser atendida pertinho de casa; aliás, na porta de casa", constata, sorrindo, Nilda, que mora na área central de Santa Maria, onde está sendo construída a nova UPA.

O secretário Alexandre Ayres destacou que a unidade vai preencher uma lacuna na assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade no Conjunto Santa Maria.

"Essa é uma UPA que chega num momento muito importante na parte alta da capital. Aqui, a gente está falando de quase 100 mil pessoas, que moram no entorno, e dependiam, exclusivamente, de um posto de saúde e da UPA do Tabuleiro, que foi recentemente construída. Então, essa UPA de Santa Maria significa um salto de qualidade no atendimento em saúde pública nessa parte alta da capital", avaliou Ayres.

Hospital do Idoso

Renan Filho destacou o novo momento por que passa a saúde pública em Alagoas, que já entregou quatro hospitais (Metropolitano, da Mulher, Regional do Norte e Regional da Mata), está construindo outros três (Regional do Alto Sertão, Hospital do Coração e da Criança) e vai iniciar as obras de mais dois: Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios, e o Metropolitano de Arapiraca.

"Com isso serão nove hospitais. E o secretário Alexandre Ayres está trabalhando para que, nos próximos dias, possamos anunciar, também, a construção do Hospital do Idoso. Assim, serão dez unidades hospitalares novas em oito anos de governo. Trata-se de uma mudança muito significativa", anunciou Renan Filho. 

Serviços da nova UPA

A nova UPA irá dispor de leitos de observação e de urgência e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, além de consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização.

A nova unidade, que irá funcionar todos os dias da semana, 24 horas, será referência no atendimento de pacientes com febre alta, crises de pressão arterial, pequenas fraturas, cortes, além de infarto e derrame. 

A UPA será mais um equipamento de saúde que vai ajudar na redução do grande fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), maior hospital público da capital alagoana.