Alagoas

Comitê alerta sobre aumento da vazão do São Francisco; veja vídeo

Redação TNH1 | 25/01/22 - 16h56

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco informou, nesta terça-feira, 25, através dos seus canais oficiais de comunicação que o volume da vazão diária dos reservatórios das hidrelétricas de Xingó, em Alagoas, e de Sobradinho, na Bahia, deve aumentar entre os dias 06 e 09 de fevereiro, em razão das fortes chuvas que caem em Minas Gerais.

"Neste momento a vazão é de 4.000 m3/s, mas esse volume deve aumentar por causa da quantidade de água que está vindo de Minas Gerais, que chegará aqui entre os dias 06 e 09 de fevereiro. É quando vamos saber a quantidade de água, mas sabemos que é muita água que está chegando, já que cerca de 10.000m³/s já está sendo registrado em algumas cidades", pontuou o presidente do Comitê, Maciel Oliveira.

A publicação foi feita após reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ocorrida na manhã de hoje. Ainda segundo Maciel, a situação precisa ser monitorada e a população ribeirinha alertada. "É importante alertar as prefeituras das cidades ribeirinhas, a Defesa Civile a população ribeirinha. Chamamos a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia", ressaltou.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão até a próxima quarta-feira (27), é de nebulosidade variável, com possibilidade de chuva leve e de curta duração, intercalando com períodos de tempo seco na região do Baixo São Francisco. Já no Sertão do São Francisco, a previsão é de pancadas rápidas de chuva, intercaladas com períodos de tempo seco e que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados da região