Saúde

Como fica o uso do protetor solar com máscara? Dermatologista explica

TNH1 com TV Pajuçara | 24/07/20 - 09h16
Foto: site pplware

Usar máscara é essencial durante a pandemia para evitar o contágio do vírus e preservar a saúde. Mas, há outro produto importante que deve ser utilizado após exposição do corpo ao sol: o protetor solar. Você está usando o filtro de proteção quando precisa sair de casa?

A médica dermatologista Maria Lamenha concedeu entrevista ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, nessa quinta-feira, 23, e destacou a preocupação com o esquecimento da população para a aplicação do produto na pele nesse período.

"Antes de colocar a máscara se coloca o protetor solar, de forma homogênea, incluindo a parte do terço médio e inferior [do rosto], que é a parte coberta. As máscaras de algodão, de tecido natural, elas conferem uma proteção mecânica, mas não é 100%, por isso o filtro solar é recomendado por baixo dela", afirmou a médica.

Ela também relatou que o uso do álcool em gel não é orientado para ambientes abertos onde o corpo fica exposto ao sol. Para higienização, nesses casos, é necessário o uso de água e sabão.

"A questão do uso do álcool em gel em ambiente aberto, temos que ter alguns cuidados, porque ele com contato com a pele e exposto diretamente ao sol pode dar uma reação inflamatória, conhecida como fitofotodermatose, que causa o escurecimento da pele, uma mancha na região do contato, eventualmente a formação de bolhas. Então o uso do álcool especificamente agora, na praia, na faixa de areia, tem que ter os seus devidos cuidados", disse Lamenha.

"A recomendação é o uso de água e sabão, procurar barraca próxima, algum serviço que ofereça o material para higienização das mãos. Posteriormente lembrar de reaplicar o filtro solar após a imersão na água. Então entrou no mar, depois volta e reaplica o filtro", finalizou.

Veja a entrevista na íntegra: