Tecnologia

Como saber se você foi bloqueado no WhatsApp

25/01/17 - 18h57
Ilustração

Faz tempo que você não recebe uma mensagem daquele "amigo" pelo WhatsApp? Se você conseguiu enumerar alguns nomes, talvez você tenha sido bloqueado. Além de conferir a última data de conexão da pessoa (que pode ser facilmente alterada) oferecemos aqui uma série de indícios para averiguar se você recebeu o cartão vermelho online de algum conhecido.

A primeira coisa que deve ser esclarecida logo de início é que só existe uma maneira de saber, com absoluta certeza, se você foi bloqueado no WhatsApp: ligando para a pessoa e perguntando. Como ninguém quer fazer isso, mostramos aqui cinco sinais que indicam um bloqueio.

Atenção: não acredite em aplicativos que prometem mostrar se você foi bloqueado no WhatsApp ou qualquer coisa do gênero, pois, na maioria das vezes, este tipo de promessa é golpe no WhatsApp.

1. Informação da última conexão

Em cada contato ou dentro de cada diálogo, na barra superior é possível ver o horário em que a pessoa esteve conectada por último no WhatsApp. Além disso, se ela estiver online ou escrevendo, também podemos visualizar essas informações.

Se o último horário online for recente, essa pessoa não te bloqueou (ou se te bloqueou foi neste exato momento). Como disse no começo do artigo, há maneiras de esconder esses dados, por isso vamos buscar mais indícios de um potencial bloqueio.

2. Enviar mensagens e os conhecidos “double checks”

O que significam os pequenos símbolos de “check” no WhatsApp e que diferença existe entre um simples e um duplo? A resposta é muito simples: um símbolo significa que a mensagem foi enviada com sucesso, tendo chegado ao servidor do WhatsApp; dois símbolos significam que a mensagem foi recebida pelo destinatário (mas pode não ter sido lida ainda) e dois símbolos em azul significa que a mensagem foi visualizada pelo destinatário.

Outro sinal de bloqueio é nunca vermos o “double check” nas mensagens que enviamos a determinada pessoa, o símbolo "single check" fica para sempre na mensagem, o que significa que essa mensagem não pôde ser entregue ao destinatário devido ao bloqueio.

3. Foto de perfil e status

Com as ultimas atualizações do WhatsApp ficou bem fácil reconhecer que você pode ter sido bloqueado no aplicativo, pois uma vez que você foi bloqueado por alguém, é impossível ver a foto ou o status do contato em questão. Dando-nos assim um indício bem forte de que fomos bloqueados sem dó alguma (ou que dita pessoa trocou de número ou simplesmente deletou sua conta)!

4. Seu contato não responde às ligações

Se você chegou até o quarto tópico deste artigo e ainda não está convencido de que foi bloqueado, tente ligar para o contato que desconfia que bloqueou você. Se chamar várias vezes e não conseguir falar com o seu amigo, as chances de que você foi bloqueado são enormes.

Para tirar a prova dos nove, tente realizar uma chamada entre operadoras, pois quando você foi bloqueado e faz uma chamada via WhatsApp (dados ouWi-Fi), a ligação ficará chamando para você, mas o celular do seu contato não tocará.

5. Sumiço repentino de grupos

Mesmo que você tenha sido bloqueado, quem o bloqueou ainda pode trocar mensagens em grupos em comum. Contudo, se novos grupos forem criados, isso não acontecerá. Assim, caso exista um bloqueio, não será possível adicionar o contato no grupo recém-criado, e uma mensagem de erro será exibida.

E se você quiser bloquear alguém?

Por fim, não custa mostrar como bloquear um contato. Basta abrir a conversa com o contato que deseja bloquear, clicar no menu na parte superior à direita da tela, ir a Mais > Bloquear e prontinho. Mas fique atento, assim como você não pode mais ver as informações do contato quando ele te bloqueia, você também não poderá mais ver as informações do contato que você bloqueou.

O mesmo processo pode ser feito para desbloquear alguém, mas dessa vez clicando em desbloquear, as mensagens que poderão ser visualizadas serão as enviadas a partir do desbloqueio, ou seja, você não verá se o contato te enviou alguma mensagem durante o período que esteve bloqueado.

Nota: Para desaparecer de vez com um contato da sua lista é preciso apagá-lo da sua agenda.