Ciência

Concurso vai premiar fotos de microscópio de todo o País

Jornal USP | 10/11/19 - 18h29
Trabalho da Universidade Federal do Ceará premiado em 1º lugar – A paleta de cores de um aço alto Mn – Aço 28% Mn | Fotomicrografia: Tathiane Caminha Andrade

A captura de imagens através de um microscópio pode parecer nada se comparada a obras de artistas como Van Gogh e Tarsila do Amaral. Mas é arte também. O 18º Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais da Escola Politécnica (Poli) da USP, em São Paulo, está recebendo fotomicrografias científicas de estudantes de graduação e pós-graduação, engenheiros, pesquisadores e técnicos de universidades ou empresas do Brasil inteiro. 

São duas categorias para a disputa: microscopia óptica e microscopia eletrônica. Todas as obras devem estar relacionadas com aspectos microestruturais da área de Engenharia Metalúrgica e Materiais. Elas também devem seguir o tamanho de 20 centímetros por 30 centímetros. 

Notas Musicais Titânicas – Liga Ti-Si. Trabalho da USP premiado em microscopia eletrônica – Fotomicrografia: Rafael de Almeida Melchior

As fotomicrografias devem ser entregues ou enviadas pelo correio para o endereço Secretaria do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Av. Prof. Mello Moraes, nº 2463, CEP 05508-030, São Paulo – SP.

Nesse site, você encontra todas as recomendações do MetMat. Os três contemplados em cada categoria ganham um prêmio que varia de R$ 1.200,00 a R$ 2.500,00. O júri que avalia os trabalhos são professores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da Poli. A iniciativa tem patrocínio das empresas Gerdau, Zeiss e Verder Scientific.

Os resultados serão divulgados no dia 6 de dezembro. A premiação está prevista para ocorrer no dia 10 de dezembro, às 17 horas, na Escola Politécnica.

Sob coordenação do professor André Tschiptschin, a proposta da competição ao longo dos seus 18 anos é contribuir para a capacitação de profissionais e ajudar o setor a incorporar novos processos de pesquisas e de produções em análises microestruturais. 

Trabalho da USP que recebeu menção honrosa no concurso. Mountain Range of Fusion – Ti53Nb – Fotomicrografia: Jhoan Sebastian Guzmán Hernández

Nos links a seguir, você pode conferir os trabalhos premiados na edição de 2017 do Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais da Poli nas categorias microscópica óptica e microscópica eletrônica. Você pode acompanhar também os registros feitos pela equipe de jornalismo da Poli no dia da premiação do ano anterior.