Concursos

Concursos 2019: seleções previstas para a área de Tribunais

Folha Dirigida elaborou uma lista completa dos concursos que estão previstos para área de tribunais em 2019. Confira!

Folha Dirigida | 08/01/19 - 14h22
Concurso | Reprodução

Mais uma matéria da série "Concursos 2019" está no ar! Desta vez a lista é dos concursos previstos para Tribunais em todo o país. Os concurseiros interessados nessas seleções devem ficar atentos, pois há diversas vagas previstas para a área judiciária em 2019. 
Os concursos de Tribunais costumam ser concorridos por conta da boa remuneração e os benefícios que oferecem. Pensando nisso, o professor Rogério Renzetti separou algumas dicas para quem deseja tentar uma vaga em um tribunal neste ano. Se essa é a sua meta de 2019, fique de olho! 

► Dica 1: Reforma Trabalhista
Renzetti alertou que as bancas podem apresentar algumas novidades, como questões sobre a reforma trabalhista. Isso deve ser levado em consideração por aqueles que já estão se preparando há mais tempo.
Quem começou os estudos há pouco, o ideal é investir em um bom plano de estudos. 
"Para aquele que está no início da preparação, o melhor é não perder mais nenhum minuto. Sugiro que faça um quadro de planejamento de estudos e faça a maior quantidade de questões da banca que conseguir até a hora da prova", disse Renzetti.

► Dica 2: Técnico e Analista
O professor destacou que uma boa estratégia para aumentar as chances de aprovação é se candidatar para as duas oportunidades: a de técnico e analista.
"De modo geral, a preparação para analista da área administrativa contempla também as disciplinas cobradas para o cargo de técnico. Além disso, as provas costumam ser em horários diferentes, o que permite que o candidato tente a aprovação nos dois cargos, dobrando as suas chances de aprovação."

► Dica 3: O que estudar
Renzetti separou, também, quais são as disciplinas mais exigidas em cada caso. O candidato ao cargo de técnico, por exemplo, deve se dedicar às disciplinas de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária, Administração Geral e Pública, Raciocínio Lógico e Informática.
Já para os cargos de analista da área judiciária as disciplinas abordadas com mais frequência são Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Raciocínio Lógico e Informática.

TRTs: "Os candidatos devem ficar atentos para algumas disciplinas específicas que sempre serão cobradas a depender do órgão. Ou seja, se o objetivo é ser nomeado para um Tribunal Regional do Trabalho (TRT) deverá ser acrescentado na rotina de estudos as disciplinas de Direito e Processo do Trabalho", indicou.
TREs: "Se o foco principal é o concurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o estudo de Direito Eleitoral é essencial."
TRFs: "Caso o interesse seja a aprovação no Tribunal Regional Federal (TRF), inclua no seu planejamento às disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário e Direito Previdenciário", concluiu.

► Dica 4: Por onde estudar
O professor também chamou a atenção para a qualidade dos materiais utilizados na preparação e para o método de estudos escolhido.
"O candidato deve ter uma legislação atualizada e um bom livro didático e direto. A preparação através de resolução de questões e provas anteriores é indispensável na fixação da matéria. Todos os candidatos aprovados que conheço utilizaram esse método de estudo."