Sair de casa para treinar nos dias frios de inverno é realmente difícil. Mas ter disposição para se exercitar nos dias de muito calor e pouca umidade pode ser um desafio ainda maior!
Apesar da temperatura alta deixar o corpo mole -e só a ideia de suar demais já dá aquele cansaço-, é importante não ceder totalmente ao sedentarismo e continuar a estimular o organismo com atividades físicas.
Para deixar o momento do treino menos exaustivo e melhor para sua saúde, confira estas dicas:
Muita água
Essa com certeza você já sabia, mas é sempre importante relembrar: água antes, durante e depois dos exercícios é fundamental! O corpo perde ainda mais água e nutrientes no calor, e a falta dela pode dar cãibras e dores de cabeça. Beba aos pouquinhos no treino para garantir a hidratação.
Bebidas isotônicas também são bem-vindas, mas são mais indicadas para quem pega pesado na malhação. Prefira consumí-las só quando praticar mais de uma hora seguida de exercício.
Cuidado com o sol
Nos dias em que o sol está muito forte e a umidade relativa do ar está bem baixa, o melhor mesmo é evitar exercícios ao ar livre e preferir se exercitar em lugares fechados - que podem ter inclusive a ajudinha de ventiladores ou ar condicionado.
Procure evitar também os períodos do dia em que o calor é mais intenso, como o fim da manhã e o começo da tarde. Se exercitar de manhã cedo, no fim da tarde ou à noite é muito mais confortável e oferece menos riscos à saúde.
Proteja-se
Praticar exercícios cheia de roupas pesadas no calor não vai te fazer perder mais peso - só vai te deixar mais cansada e com maior risco de ter uma desidratação! O ideal é escolher roupas confortáveis e fresquinhas, que permitam a transpiração do seu corpo.
Não se esqueça também de se proteger do sol com protetor solar, bonés e óculos escuros.
Coma bem
É verdade que não dá vontade de comer alimentos muito pesados e muito quentes quando a temperatura já está bem alta. Mas isso não é motivo para não se alimentar direito e ir malhar sem comer.
Frutas, saladas e carboidratos leves costumam ser ótimas opções que não te deixam com uma sensação “pesada” antes e depois do treino. Invista também em proteínas magras, como frango e peixe, para recuperar a força após a atividade.
Respeite seu corpo
Fazer exercícios no calor realmente exige mais e pode deixar o organismo cansado mais rapidamente. O ideal é sempre respeitar os sinais que seu corpo dá e não se esforçar além do que ele aguenta.
Pratique atividades físicas com cuidado e moderação para evitar ter lesões e poder curtir o verão com muita saúde.
Fonte: Yahoo
LEIA MAIS
+Lidas